Nos dias 14 e 15 de junho, a Universidade de Taubaté (UNITAU) realizará o 20º Seminário de Pesquisa em Linguística Aplicada (SePLA). A edição deste ano será híbrida e abordará o tema "Linguística Aplicada, estudos decoloniais e linguagem queer: mo(vi)mentos discursivos contemporâneos".
Organizado pelo Mestrado em Linguística Aplicada (MLA), o evento contará com palestras, minicursos, mesas-redondas e rodas de conversa. As atividades remotas serão transmitidas pela TV UNITAU, enquanto as atividades presenciais ocorrerão no Departamento de Comunicação e Negócios (CEN), nas salas ODS 4 e 5 (dia 14) e nas salas 205 e 206 (dia 15).
O Seminário, realizado anualmente, promove discussões sobre as tendências contemporâneas dos estudos linguísticos. É uma oportunidade especial para que pesquisadores, mestrandos e doutorandos da UNITAU e de outras instituições possam divulgar suas pesquisas e aprofundar seus conhecimentos.
Neste ano, o tema desempenha um papel fundamental ao abrir portas para debates e estudos sobre marcas do passado que ainda refletem no contexto atual. As discussões serão conduzidas por renomados professores pesquisadores da área, entre eles: Ametista de Pinho Nogueira Silva, da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Ismar Inácio dos Santos Filho, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL-Campus do Sertão); e Lucineudo Machado Irineu, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
"O tema contribui para a comunidade ao abrir espaços para reflexões produtivas sobre situações discursivas que, implícita ou explicitamente, mascaram fatos que ainda persistem no século 21: marcas linguísticas e discursivas do poder colonial eurocêntrico e hegemônico, do racismo, da misoginia, da homofobia, da transfobia e da LGBTfobia", destaca a coordenadora do MLA, Profa. Dra. Eliana Brito.
A professora ainda comenta que há uma infinidade de assuntos relacionados à linguagem queer que exigem estudos e pesquisas na área de Linguística Aplicada. Um exemplo é o Cinema Queer, uma manifestação artística que vem ganhando visibilidade e que demanda estudos mais aprofundados.
Ainda no segundo semestre, o Mestrado em Linguística Aplicada promoverá o 4º Encontro de Professores e Alunos do Vale (EPAVA), onde a comunidade acadêmica, de escolas públicas e particulares da região e de outras localidades do país, poderá expor projetos desenvolvidos no contexto escolar e que fazem ou fizeram a diferença na comunidade.
Serviço Faça inscrição e confira a programação completa do Seminário de Linguística Aplicada aqui.