Mais uma ocorrência foi registrada na Usina Izabel, localizada no bairro Ribeirão Grande, em Pindamonhangaba. O incidente aconteceu na tarde de ontem (24), por volta das 13h, quando parte da estrutura da usina estourou e provocou estragos na região.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) esteve no local e enviou a seguinte nota para a redação do portal AgoraVale.
Nota na íntegra:
"Na noite de 24/08/2025 esta Agência Ambiental foi acionada no plantão de sobreaviso por meio de registro de reclamação da população decorrente de denúncia de mortandade de peixes a jusante da Usina Santa Izabel, em Pindamonhangaba.
O engenheiro de plantão realizou contato com o gerente operacional da Central de Geração Hidrelétrica - CGH Santa Isabel, obtendo a informação de que, embora a Usina estivesse inoperante, houve rompimento num conduto forçado levando a liberação da água em alta pressão para o leito natural do Ribeirão Tetequeira. Após o conhecimento da situação o gerente da CGH Santa Izabel acionou uma equipe reparo para interromper o fluxo de água que alimenta o conduto.
O intervalo de tempo entre o acionamento da equipe e o efetivo bloqueio do fluxo de água resultou na alteração na pressão e o volume de água do Ribeirão e incorreu no carreamento de solo e vegetação a jusante que levaram à alteração da qualidade da água, com especial atenção ao aumento da turbidez evidenciada nos registros fotográficos encaminhados. Registra-se que no momento da inspeção realizada por agente credenciado desta CIA não havia mortandade de peixes e que a CGH Santa Izabel não notificou a CETESB sobre o ocorrido, tendo a Cia tomado conhecimento do fato pelo registro de reclamação da população.
Na ocasião do atendimento o eng. plantonista realizou coletas para ensaios de Toxicidade, Óleos e Graxas, Carbono Orgânico Total, Nitrogênio amoniacal e Kjeldahl, Fósforo Total e Oxigênio dissolvido.
As informações serão repassadas à Diretoria de Impacto da CETESB, em especial ao Setor de Licenciamento de Obras Hidráulicas - IDOH/CETESB, responsável pelo Licenciamento da CGH Santa Izabel, para a tomada de ações cabíveis em decorrência do acidente operacional da referida hidrelétrica."
Essa não é a primeira vez que a Usina é alvo de ocorrências que geram preocupação entre moradores e órgãos ambientais. O portal também entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente do município que confirmou a ocorrência e informou que está juntando a documentação necessária.