Volkswagen anuncia novo SUV nacional durante evento em Taubaté

O Novo SUVW Tera, produzido na fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP), chega ao mercado para democratizar o segmento de SUVs no Brasil


A Volkswagen do Brasil acaba de anunciar o lançamento do Novo Tera, o mais importante SUV da marca na América do Sul nos últimos anos. Totalmente desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil, o modelo promete democratizar o segmento de SUVs no país, onde a Volkswagen já lidera as vendas com sua família SUVW, composta por modelos como T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan.

A produção do Tera está sendo realizada na fábrica de Taubaté (SP), que passou por uma modernização significativa para receber o novo veículo. O investimento robusto de R$ 16 bilhões da Volkswagen no Brasil, entre 2024 e 2028, contemplou melhorias em diversas unidades produtivas, incluindo a fábrica de Taubaté, que recebeu novos equipamentos e processos mais sustentáveis, como o uso de biometano para reduzir em até 99% as emissões de CO2 na etapa de pintura.

O CEO da Volkswagen no Brasil, Ciro Possobom, destacou a importância do novo SUVW Tera para o mercado nacional, afirmando:

"Muitas pessoas aspiram ter um SUV, por ter mais espaço e ser muito tecnológico. Acreditamos ter uma oportunidade no mercado. Vamos dar uma opção viável ao cliente. É um carro totalmente brasileiro, do primeiro rabisco, produção até começar a rodar."

Ele também ressaltou o papel fundamental da planta de Taubaté no processo:

"O planejamento de produção foi decisivo. Taubaté é uma super planta e tem o melhor custo de fabricação do grupo Volkswagen. Isso ajudou neste processo."

Geração de empregos e impacto econômico

O impacto econômico gerado pela produção do SUVW TERA é expressivo. A fabricação do modelo já gerou 260 novos empregos diretos na unidade de Taubaté, com destaque para a inclusão feminina, já que 40% das contratações são de mulheres. Além disso, a cadeia de fornecedores do Tera deverá criar até 2.600 empregos indiretos, movimentando a economia regional.

Outro fator relevante é o índice de nacionalização do modelo, que chega a 80%. Ao todo, 241 fornecedores de peças estão envolvidos na produção, sendo mais de 230 empresas brasileiras. A Volkswagen prevê investir R$ 3,23 bilhões em compras de peças para o TERA somente em 2025, o que corresponde a 12% do volume total de compras da marca no Brasil.

Fábrica de Taubaté modernizada e sustentável

A fábrica de Taubaté passou por um processo de modernização que incluiu a instalação de 347 novos robôs, totalizando agora 875 máquinas automatizadas. A unidade também adotou inovações como a pintura Bi-tone (teto preto) e a integração de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS). Na parte de logística, a capacidade de movimentação diária foi ampliada para 345 caminhões, um aumento significativo que garante o abastecimento constante da linha de produção.

A sustentabilidade também foi um ponto-chave nas melhorias da fábrica. Pioneira no setor automotivo brasileiro no uso de biometano, a Volkswagen utiliza o gás verde para alimentar processos industriais em Taubaté e na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo, reduzindo drasticamente as emissões de CO².

Exportação e mercado internacional

Com força global, o Novo Tera não ficará restrito ao mercado nacional. A partir do segundo semestre de 2025, o SUV será exportado para mais de 25 países da América Latina e da África, incluindo mercados estratégicos como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México.

Lançamento com brilho no Carnaval

O SUVW Tera teve uma estreia de destaque no Carnaval do Rio de Janeiro, onde desfilou pela Marquês de Sapucaí em uma ação inovadora da Volkswagen. A apresentação reforçou o vínculo do modelo com a cultura e a energia brasileiras, gerando grande repercussão nas redes sociais e na mídia nacional e internacional.

O carro do Brasil para o mundo

Para a Volkswagen, o lançamento do Tera simboliza um marco histórico para a empresa na América do Sul. "O SUVW Tera é um carro do Brasil para o mundo. Democratiza o segmento de SUVs e será exportado para mais de 25 países, com impacto importante na economia brasileira", destacou Alexander Seitz, chairman executivo da Volkswagen Região América do Sul.

O Novo Tera chega para consolidar a presença da Volkswagen no segmento de SUVs e reafirmar o compromisso da marca com a inovação, a sustentabilidade e a geração de empregos no Brasil.