5 motivos para ser uma empresa amiga do meio ambiente

Além de beneficiar o planeta e engajar consumidores, a monetização de resíduos incrementa a receita


O lixo é um problema global tratado com seriedade pelas principais potências mundiais. Autoridades, cientistas e setores inteiros de desenvolvimento se desdobram em pesquisas de vanguarda para aliar o necessário desenvolvimento econômico das nações em paralelo à preservação do planeta.

No Brasil, medidas importantes já foram tomadas e precisam ser acatadas num acordo setorial desenvolvo pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10), em que tanto empresas quanto poder público e a sociedade compartilham sua responsabilidade no tratamento dos resíduos sólidos gerados na vida útil dos produtos.

Vale ressaltar que o prazo da PNRS para a extinção dos lixões está chegando à sua data limite e os municípios ainda estão, infelizmente, longe de cumprir o estabelecido.

Enquanto isso, cabe às empresas tomar a dianteira da causa ambiental não apenas para o cumprimento necessário da legislação ambiental, mas também por outros motivos muito positivos:

Responsabilidade ambiental

Pessoas jurídicas também estão inseridas num contexto social em que todos os esforços devem ser feitos em prol da sustentabilidade do planeta. A despeito de políticas públicas, cada um de nós temos condições de agir em prol da preservação do planeta.

Em dia com a lei

Cada atividade comercial é regulamentada de acordo com suas especificidades operacionais. Há uma série de leis e normas vigentes que regulamentam ações de redução, tratamento, controle e disposição de resíduos sólidos originários das atividades comerciais.

Seu descumprimento resulta em pesadas multas e até crises de imagem quanto à reputação de uma empresa. Evite esses transtornos e prejuízos.

Produtividade assertiva e elevada

Para atuar de maneira ambientalmente responsável, empresas de todos os portes e segmentos precisam implementar um sistema eficiente de gerenciamento de resíduos sólidos.

Quando bem aplicado, os procedimentos internos são melhorados e evitam uma série de desperdícios de matérias-primas, recursos energéticos, demanda logística e mão de obra.

Lucro no Lixo

Resíduos sólidos industriais têm, em sua maioria, valor de mercado. O que poderia ser lixo para uns torna-se insumos de produção para segmentos especializados. A procura por este tipo de material é tão grande que a VG Resíduos, startup de tecnologias e soluções ambientais desenvolveu um bem-sucedido Mercado de Resíduos.

Tudo funciona como espécie de leilão em que empresas anunciam seus resíduos sólidos que são avaliados e arrematados por tratadores especializados e homologados para seu reprocessamento ou disposição final. Os custos com descarte adequado se convertem em receita para empresas vendedoras e em insumos acessíveis para tratadores.

Marketing verde

Os padrões de consumo, antes previsíveis, se transformam rapidamente graças a integração entre pessoas e marcas. Produzir e fornece um excelente produto ou serviço agora é apenas uma das premissas de um público-alvo que prioriza sua experiência como consumidor e que está cada vez mais engajado e exigente com o posicionamento social e ambiental das empresas.

Promover atividades e serviços sustentáveis ainda é um diferencial de mercado que pode, muito em breve, se tornar um crivo para decisões de compra. Adiante-se e saia na frente da concorrência elaborando ações amplas e regionais de preservação ao meio ambiente.