O Governo de São Paulo liberou R$ 4,7 milhões para aquisição de veículos de coleta seletiva em municípios com menos de 25 mil habitantes. O montante será destinado às Prefeituras que protocolaram a manifestação de interesse no Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop) até outubro de 2019.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, para continuidade do processo, as cidades contempladas devem assinar os contratos que estão sendo encaminhados a partir desta terça-feira (17) para os municípios sedes de cada Comitê de Bacia Hidrográfica.
O Fecop recebeu a inscrição de 61 municípios, dos quais 50 preencheram os requisitos com a documentação solicitada e poderão realizar o processo para aquisição do veículo de modelo HR da Hyndai conforme ATA de registro de preços realizada pela SIMA. O automóvel será um aliado na coleta seletiva e destinação adequada dos resíduos como: plástico, papeis, vidros, metais, entre outros, prolongando a vida dos aterros.
"Esta ação vai ao encontro dos temas prioritários desta secretaria que é o apoio aos municípios, especialmente os pequenos, e a correta destinação dos resíduos sólidos. Fortalecer ações de reciclagem, além de gerar renda, retira dos aterros materiais que seriam descartados de forma incorreta", disse o governador João Dória (PSDB).