Polícia Militar Ambiental multa homem por manter aves silvestres em cativeiro

Trinta e quatro aves foram encontradas no local, todas sem autorização do órgão ambiental competente


Um homem foi multado em R$18 mil por manter aves silvestres em cativeiro e apresentar anilhas com sinais de adulteração no bairro Galo Branco, de São José dos Campos, na tarde desta sexta-feira (10). A autuação aconteceu após uma equipe de Patrulheiros Ambientais receberem denúncia sobre comércio ilegal de animais silvestres no bairro.

De acordo com os policiais, a equipe se dirigiu a região para realizar patrulhamento. Ao passar em uma das ruas do bairro visualizaram gaiolas com pássaros em uma árvore em frente a uma moradia e pararam para fiscalizar.

Durante a fiscalização, trinta e quatro aves de diversas espécies foram encontradas. Além dos pássaros, anilhas com sinais de adulteração foram apreendidas pela equipe.

Aos policiais, o responsável pelo local contou que tinha os pássaros como animais de estimação. Sobre as anilhas, disse que ele mesmo anilhou as aves.

A ocorrência foi apresentada no distrito policial da cidade. O homem vai responder por crime ambiental. As anilhas foram apreendidas e serão encaminhadas à perícia.

As aves foram destinados aos CETAS, Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Lorena. Os animais eram das espécies Trinca-ferro, Sabiá, Coleirinho e Canário-da-terra.