Por que a energia solar vem crescendo no Brasil?

Brasil tem buscado se destacar no cenário de produção de energia renovável


A energia solar é a energia da vez. Prova disso é que neste ano o número de painéis fotovoltaicos instalados no Brasil cresceu 44,4%, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Some-se a isso o fato de que há uma corrida pela instalação do sistema de geração de energia solar até o dia 6 de janeiro de 2023, a partir de quando não haverá mais isenção da taxa de distribuição.

O Brasil tem buscado se destacar no cenário de produção de energia renovável. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, quase 50% da matriz elétrica do país é oriunda de fontes renováveis. A energia eólica, por exemplo, corresponde a uma fatia de 10,9% e a solar, a 5%. No entanto, a expectativa é de crescimento.

Ainda segundo a pasta, só nos últimos 12 meses, a geração de energia solar cresceu 63%. Para podermos fazer uma comparação, em 2020, o crescimento foi de 66%. Vale ressaltar que a energia solar pode ser centralizada, quando gerada por usinas, ou distribuída, quando gerada por pequenas centrais. Respectivamente, o crescimento foi de 200% e 2.000%.

Situação no mundo

Em se tratando de energia solar, os países da região conhecida como Ásia-Pacífico estão na vanguarda. Na China, Índia, Japão e Austrália, existe um apoio significativo do governo para a produção de energia sustentável - logo, para a instalação de placa solar

Entre todos esses países, a China está na liderança, com muitas usinas de energia solar em larga escala sendo construídas. Entretanto, a situação é paradoxal: a China é um dos maiores poluidores do mundo, mas é também um dos maiores produtores mundiais de energia solar.

A Índia também está batendo recordes a cada ano no que diz respeito ao crescimento de sua capacidade de geração de energia solar. Possui uma das maiores usinas de energia solar do mundo, a usina solar de Shakti Sthala, com uma capacidade de produção de 2.050 MW.

Já que falamos de China e Índia, dois países que compõem o BRICS (bloco econômico do qual também fazem parte Brasil, Rússia e África do Sul), vale a pena mencionar que o Brasil é o destaque quando falamos em produção de energia renovável. Segundo dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) de 2019, a matriz energética do país naquele ano foi formada por 45% de fontes renováveis - mais do que os demais países do bloco. O futuro do Brasil é sustentável.