Prefeitura de Caraguatatuba registra 103 atendimentos ambientais no mês de junho

Fiscalização atua em casos de queimadas, descarte irregular e intervenções em áreas de preservação


Somente no mês de junho, a Prefeitura de Caraguatatuba registrou 103 atendimentos ambientais, entre ações diretas e indiretas. O município mantém a fiscalização ativa em áreas com risco de degradação ambiental e intensifica medidas para coibir práticas irregulares.

A atuação é feita pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, por meio da equipe de Fiscalização Ambiental, responsável por monitoramentos, vistorias e ações de controle em diferentes regiões da cidade.

As principais irregularidades fiscalizadas envolvem queimadas ilegais, supressão não autorizada de vegetação, intervenções em Áreas de Preservação Permanente (APP), falta de licenciamento ambiental, descarte irregular de resíduos e efluentes, além do descumprimento de decisões judiciais e termos de compromisso.

Entre os bairros com maior número de ocorrências estão Morro do Algodão, Barranco Alto, Porto Novo, Perequê Mirim e, na região norte, Massaguaçu e Capricórnio II, que concentram parte expressiva das ações de fiscalização.

A população pode colaborar com as ações por meio de denúncias, que podem ser feitas pelo Canal 156, pelo e-mail meioambiente@caraguatatuba.sp.gov.br, por ofício ou presencialmente na sede da Secretaria de Meio Ambiente.

As ações têm como foco orientar a população sobre as restrições legais, promover a educação ambiental e proteger o patrimônio natural do município.