Um levantamento realizado no 4º trimestre de 2019 apontou que a cidade São José dos Campos mantém o primeiro lugar no ranking das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo em relação à limpeza pública. A pesquisa do Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) apura o grau de satisfação da população com a oferta dos serviços.
Em São Jose dos Campos, o serviço de limpeza pública é executado pela Urbam. De acordo com a opinião dos josenses o trabalho tem 96% de aprovação. Vale destacar ainda que houve aumento do grau de satisfação (de 752 no trimestre anterior para 767 um total de 1.000) na avaliação da população.
Na primeira pesquisa do serviço, feita no 2º semestre de 2017, São José somou 668 pontos. O índice foi melhorando ano a ano. A limpeza pública é o quarto melhor serviço municipal mais bem avaliado, numa lista de 16 prestados pela Prefeitura.
As pesquisas do Indsat são realizadas a cada trimestre. O grau de satisfação é definido por meio de pontuação a partir de avaliação feita pelos próprios moradores pesquisados. Foram ouvidos 600 munícipes.
Varrição - Em 2018, a varrição de ruas foi ampliada para mais de 20 bairros em várias regiões da cidade. Em determinadas vias também houve um aumento de dias varridos, incluindo domingos e feriados. Outra mudança foi a adoção de periodicidades padrões que variam de uma vez por semana a seis dias por semana.
Coleta seletiva - A coleta seletiva passou a atender 100% da área urbana da cidade desde dezembro de 2017.
Fiscalização de caçambas - A medida de fiscalizar resíduos da construção civil é mais uma ação adotada pela Prefeitura de São José dos Campos para conter o descarte irregular de lixo e entulho na cidade.
Os proprietários das empresas prestadoras de serviços de caçambas precisam se cadastrar na Urbam. Os proprietários dos imóveis que necessitem dos serviços de caçamba, precisam se certificar se as empresas são regularizadas. A relação dessas empresas pode ser conferida nos sites da Prefeitura e da Urbam.
PEVs - A Prefeitura também adotou medidas para reduzir o despejo irregular de lixo e entulho em áreas públicas, abrindo mais PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos); ampliando o horário de funcionamento; e fechando áreas com problemas crônicos de despejo irregular ("entulhódromos").
Em 2017, os PEVs passaram a abrir também aos domingos (das 8h às 12h). Este ano foram implantados mais dois PEVs. Um na região do Putim e outro no distrito de São Francisco Xavier. Até o final do ano, deve ser implantado mais um no bairro Urbanova, na região oeste.
O munícipe pode utilizar, gratuitamente, qualquer um dos 14 PEVs da cidade para descartar pequenas quantidades de entulho de construção (tábuas, tijolos, telhas, fiações, tubulações, pisos e materiais de acabamento), restos de poda de jardim, móveis velhos, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, pilhas, baterias, pneus, lâmpadas fluorescentes e óleo de cozinha usado.
No combate ao descarte irregular de lixo, a Prefeitura de São Jose dos Campos já fechou mais de 20 áreas de despejo clandestino na cidade.