Campos do Jordão segue em recuperação após chuvas e ventania do ciclone

Balanço aponta falta de energia para cerca de 3 mil pessoas e atuação contínua da Defesa Civil.


Campos do Jordão iniciou a segunda-feira lidando com os impactos das chuvas intensas e da ventania provocadas pelo ciclone extratropical que passou pela região Sudeste na semana passada. Apesar do volume de ocorrências, a situação já se normalizou segundo na maior parte do município, balanço atualizado da Defesa Civil.

De acordo com o levantamento feito junto à concessionária Elektro , cerca de três mil pessoas seguem sem energia elétrica. Ao todo, 21 equipes trabalham nas ruas para atender 94 ocorrências que ainda estão em andamento.

A falta de energia afeta diretamente o abastecimento de água em bairros como Ferradura, Água Santa e região da Minalba, já que os danos na rede elétrica interromperam o funcionamento das bombas. Para atender a população, o adequado ocorre com apoio de tráfego-pipa.

Desde a última terça-feira, a Defesa Civil atendeu aproximadamente 400 chamadas de queda de árvores. Segundo o coordenador do órgão, José Carlos Antunes, não há mais vias trancadas, e os moradores estão sendo orientados e autorizados a realizar podas emergenciais e retirada de árvores inclinadas.

A chuva também provocou três perfurações de terra. O caso mais grave ocorreu na Vila Britânia, onde parte de uma residência desmoronou e um homem de 51 anos morreu soterrado. O imóvel foi demolido e outras duas casas próximas foram interditadas por risco estrutural.

A Defesa Civil mantém três equipes de prontidão 24 horas. Em situações de emergência, moradores e turistas podem acionar o Órgão pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.