Chegada de frente fria agrava período de chuvas no estado de São Paulo

Pancadas de chuva e ventos fortes continuam nessa semana


As pancadas típicas de verão persistem na região do estado de São Paulo nos próximos dias. A previsão é que os temporais continuem nas cidades paulistas, centro-sul do Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. As rajadas de vento durante os temporais devem variar de 60 a 80 km/h.

Na terça-feira (14), a previsão é de chuva forte se concentrada na região de Campinas, da Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, grande São Paulo e litoral sul. Nas demais áreas, a chuva deve chegar mais isolada e irregular, com curta duração.

Na quarta-feira (15), a chuva começa ganhar intensidade em todo o estado devido a formação de nuvens no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o que deixará o tempo mais instável na região metropolitana da capital, Vale do Paraíba e em todo o litoral. O potencial para temporais se concentra mais durantes a tarde, com raios e ventos fortes, variando de 60 a 80 km/h.

Uma frente fria atinge todo o estado paulista a partir de quinta-feira (16). O dia começa instável, já com possibilidade de pancadas de chuva a qualquer momento em todas as regiões, nas áreas de divisa com Paraná e Minas Gerais, região da Serra da Mantiqueira, Ribeirão Preto e Vale do Paraíba. Na grande São Paulo, o risco de chuva mais forte se concentra na parte da tarde.

Na sexta-feira (17), as instabilidades persistem. Há possibilidade de chuva moderada à forte em todo o estado e a nebulosidade aumenta. Nas regiões de Ribeirão Preto, Franca e no Vale do Paraíba, o sol vai aparecer com mais força, mas com possibilidade de pancadas de chuvas.

Em Pindamonhangaba, São José dos Campos, Jacareí e proximidades, as temperaturas variam entre 18 e 29ºC. Em Aparecida, Lorena e Piquete, as máximas atingem 22ºC e as mínimas ficam entre 17 e 19ºC.

Em Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal as temperaturas variam entre 15 e 24ºC. No Litoral Norte, a mínima será de 20ºC e a máxima de 30ºC.

 

*com informações do CPTEC e INPE.