Chuva em Ubatuba: confira medidas de contingência na cidade

Defesa Civil tem equipes em todas regiões para manter moradores em segurança


A chuva chegou com força em Ubatuba nesta terça-feira (3). Conforme o alerta emitido pelo Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet), os índices pluviométricos estão altos e ultrapassaram a previsão, chegando a 70 mm em três horas, conforme publicação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Os acumulados estão altos e os bairros com os índices mais elevados são Figueira (92.11mm),

Itamambuca (78.17 mm), Perequê-Açu (74.05 mm), Centro (72.3 mm) e Lázaro (62.42 mm). Ainda há alerta de risco moderado de deslizamento de massa, pois o solo deve ficar encharcado.

Interdições

A Defesa Civil de Ubatuba está fazendo vistoria em diversos pontos do município. Para garantir a segurança de moradores, o órgão decidiu interditar a ponte provisória que dá acesso ao bairro Folha Seca.

A avenida Rio Grande do Sul, na região central, e a rua Usina Velha, no Perequê-Açu, estão interditadas devido a alagamentos.  No Angelim, os moradores também estão com mobilidade reduzida devido ao rio acima do nível.

Até o momento, somente uma família, moradora do bairro Estufa I, está desabrigada e as providências para acolhimento pela Secretaria de Assistência Social já estão sendo tomadas.

As escolas EM José de Anchieta, no centro, e EM Ernesmar de Oliveira, na região sul, devem ser utilizadas como abrigo para receber as pessoas que tiverem suas casas atingidas e/ou não conseguirem voltar para casa.

Por esse motivo, as aulas da Etec Paula Souza que acontecem na EM Anchieta no período noturno nesta terça (4) bem como as aulas no período da manhã de quarta-feira (5) serão suspensas.

Na EM Ernesmar, de ensino integral, as aulas também serão suspensas nesta quarta-feira (5) durante todo o período.