A intensa onda de calor que atinge o Brasil desde o fim de fevereiro deve chegar ao fim nos próximos dias com a chegada de uma frente fria. Segundo a Climatempo, o sistema avança pelo país a partir do fim de semana, trazendo chuvas e queda nas temperaturas, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
A previsão indica que a frente fria começará a atuar na noite de sábado (8), ingressando pelo Rio Grande do Sul. No domingo (9), o sistema avança sobre os três estados do Sul, podendo provocar temporais isolados, principalmente no sul gaúcho. Apesar disso, o sábado ainda será um dia de forte calor na região.
No Sudeste, o calor intenso permanece ao longo do fim de semana, já que a frente fria só deve alcançar a região na segunda-feira (10). Antes da virada no tempo, as temperaturas podem bater recordes. Em São Paulo, por exemplo, há possibilidade do dia mais quente do ano no domingo (9), devido ao efeito pré-frontal ? fenômeno que eleva as temperaturas antes da chegada de uma frente fria.
No Centro-Oeste, o calor também segue intenso, mas a chuva pode chegar já na noite de domingo (9), principalmente em Mato Grosso do Sul.
Fim da onda de calor
A onda de calor só deve se dissipar completamente na segunda-feira (10), conforme a frente fria avança pelo país e rompe o bloqueio atmosférico que tem mantido as temperaturas elevadas. Esse tipo de bloqueio ocorre quando sistemas de alta pressão impedem a formação de nuvens e dificultam o avanço de frentes frias, favorecendo a elevação das temperaturas.
Esse foi o quinto episódio de onda de calor registrado no Brasil neste ano, com máximas entre 5°C e 7°C acima da média em estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O que é uma onda de calor?
O fenômeno é caracterizado por um período prolongado de temperaturas muito acima da média para determinada época do ano. A Organização Meteorológica Mundial define uma onda de calor como um período de pelo menos cinco dias consecutivos com temperaturas 5°C acima da média histórica da região.