Frente fria provoca chuva forte no Sudeste e no Centro-Oeste neste final de semana

Provocando Ressaca nas praias do Sul e do Sudeste


Após a passagem de uma frente fria, o ar seco e frio de origem polar se espalha sobre o Sul do Brasil, pelo extremo oeste de São Paulo e sobre o Mato Grosso do Sul. Essas regiões passam esta sexta-feira com pouca nebulosidade e bastante sol. A temperatura cai em relação aos últimos dias e o ar fica fresco, principalmente durante a noite.

Grandes áreas de instabilidade se espalham por quase todo o Sudeste e sobre o Centro-Oeste e Norte do Brasil.

A sexta-feira com tempo instável, com muitas nuvens e pancadas de chuva com raios, a qualquer hora, sobre o centro-leste, sul e norte de São Paulo, sul do estado do Rio De Janeiro,  Sul de Minas, Triângulo Mineiro, no centro-sul de Goiás, em todo centro-oeste, sul e leste de Mato Grosso, no sul do Amazonas, no Acre e em Rondônia. 

Para as outras áreas da Região Norte do Brasil, nas demais áreas do Centro-Oeste e do Sudeste e também do centro-oeste, sul e leste da Bahia e no centro-sul do Maranhão e do Piauí, a previsão é de períodos com sol e pancadas de chuva com raios principalmente a tarde e à noite.

Chove rapidamente no litoral do Rio Grande do Norte e também há condições para algumas pancadas de chuva no litoral do Rio Grande do Sul e do Paraná.

Sexta-feira com muito sol, o tempo seco e temperaturas elevadas no norte da Bahia, em Sergipe e em Alagoas, em Pernambuco e na Paraíba, no Ceará, no centro-norte do Piauí e do Maranhão.

Durante esta sexta-feira há risco de chuva forte nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Macapá e Palmas, Litoral Norte e Sul do estado de São Paulo.

Perigo: Devido a passagem de uma frente fria, atenção a chuva bastante volumosa no litoral do estado de São Paulo provocando Ressaca nas praias do Sul e do Sudeste.

Sábado (06/02): Risco de ressaca ainda em todo o litoral da Região, com ondulação de sul e altura das ondas entre 3 e 3,5m. No Sudeste, a altura das ondas aumenta e há previsão de ressaca nas praias de SP e do RJ. Ondas de 3m de altura são esperadas para as praias do RJ. No litoral de SP, ondas de 2 a 2,5m.

Domingo (07/02):  Mar agitado e ressaca nas praias paulistas e fluminenses. Ainda são esperadas ondas entre 2 e 3 m. A tendência no decorrer do dia é de diminuição da agitação marítima. Nas praias do Sul a altura das ondas também diminui.

Sexta-feira com alerta para temporais na região entre Rondonópolis e Barra do Garças, no sudeste de Mato Grosso, no sul de Goiás, no norte e leste de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro, na Zona da Mata mineira, no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro.

Alerta para temporais no norte litoral do Amapá, no centro-sul do Amazonas, Acre, Rondônia, noroeste de Mato Grosso e sudoeste do Pará.

Atenção para o risco de chuva moderada a forte, com raios e fortes rajadas de vento em Roraima, no norte do Amazonas, nas demais  áreas do Amapá, no centro-sul e leste do Pará, no Tocantins, nas demais áreas de Mato Grosso, no centro-norte de Goiás, no Distrito Federal, no centro-sul do Maranhão, centro-sul do Piauí, no centro-oeste e sul da Bahia, no sul e no interior do Espírito Santo e no centro-norte e leste de Minas Gerais.