O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes em todo o Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e região bragantina. O alerta, que começou a valer na segunda-feira (2), segue até quarta-feira (4).
A mudança no tempo é causada por dois fatores combinados: um cavado ? correntes de vento em altitude que favorecem a formação de tempestades ? e a chegada de uma frente fria vinda do Sul do país. Essas condições devem provocar temporais em todas as 46 cidades da região.
O Inmet prevê chuvas de 30 a 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia durante o período de alerta. Além disso, os ventos podem atingir velocidades entre 60 e 100 km/h. O alerta classifica a região no grau de risco laranja, que representa perigo na escala de gravidade do instituto:
Amarelo: perigo potencial
Laranja: perigo
Vermelho: grande perigo
Possíveis impactos e cuidados
Entre os possíveis efeitos, estão raios, rajadas de vento, granizo, corte de energia elétrica, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta a população a evitar abrigo sob árvores e a não estacionar veículos próximos a torres de transmissão, devido ao risco de quedas de galhos e descargas elétricas.
A Defesa Civil recomenda atenção especial para moradores em áreas vulneráveis, que já enfrentam problemas recorrentes em períodos de chuva intensa.