Massa de ar frio chega ao estado de São Paulo e provoca fortes temporais

Temperaturas seguem elevadas, mas com chuvas fortes e tempo instável


Nesta quinta-feira (21), o estado de São Paulo está com muito sol e temperaturas subindo. Houve uma madrugada abafada na capital paulista, mas a condição de tempo já muda no decorrer dessa tarde com o avanço da primeira forte frente fria da nova estação. Essa massa de ar frio já provocou muita chuva e ventania no estado do Rio Grande do Sul entre esta madrugada e o começo da manhã; agora, as nuvens de chuva começam aumentar em Santa Catarina e no Paraná, com risco de temporal. 

O estado paulista ainda segue com temperaturas elevadas, mas o deslocamento da frente fria pode trazer linhas de instabilidades, que, combinadas com as altas temperaturas, tende a provocar muitas nuvens carregadas. Algumas rajadas de vento um pouco mais fortes estão ganhando força já sobre a RMSP e a tendência para as próximas horas é de temporais para toda a Grande SP, o litoral e as cidades do interior.

A capital pode receber cerca de 40mm de chuva só na tarde de hoje - com tendência para em alguns locais os volumes serem pontualmente superiores - mesmo assim a condição é de ALERTA. Vale reforçar que TODO O ESTADO fica em alerta, mas, podemos ter transtornos principalmente nas áreas mais vulneráveis do oeste e sul paulista, assim como RMSP e litoral.

ATENÇÃO: podemos ter rajadas de vento próximas aos 100 km/h em TODO O ESTADO DE SÃO PAULO, incluindo, litoral e capital. Em decorrência da ventania, há possibilidade de queda de árvore e galhos, além de problemas na distribuição de energia elétrica. Atenção com pontos de alagamentos e enchentes.

Litoral de São Paulo

A chuva volta a deixar o litoral em alerta e o risco de transtornos também aumenta. A previsão é de cerca de 50mm para o litoral sul e norte paulista com tenência para os valores ultrapassarem esta média no final desta quinta e durante a madrugada de sexta-feira (22). No primeiro impacto desta frente fria no litoral norte, as fortes pancadas de chuva devem ocorrer à tarde e à noite, com risco de raios e de intensas rajadas de vento (clique AQUI e confira mais sobre o Litoral Paulista).