Nova frente fria chega hoje ao sudeste do Brasil

Além de provocar ventos fortes, a massa de ar frio pode provocar chuvas e alagamentos


Uma nova frente fria que chega ao longo do domingo (28) ao Sudeste do Brasil,  além de provocar ventos fortes e acentuada queda de temperatura, provoca acumulados muito expressivos de chuva que podem causar alagamentos ou enchentes em algumas áreas.

A condição mais crítica para chuva volumosa é para o litoral de São Paulo e as áreas do Rio de Janeiro que compreendem a Costa Verde e a Região Serrana. No litoral paulista a chuva forte já começa no decorrer do domingo (especialmente no fim da tarde e à noite) e se estende por grande parte da segunda-feira (29), podendo acumular, em média, de 40 a 70 mm.

 

Nas áreas do Rio de Janeiro, os grandes acumulados se concentram durante a segunda-feira. Na Costa Verde e na Serra fluminense, a estimativa é de 50 a 100 mm. No Grande Rio, apesar do volume estimado ser inferior às áreas citadas acima, a situação é de atenção, podendo ter períodos de chuva forte, com potencial para alagamentos.

Entre o domingo e a segunda-feira as rajadas de vento podem variar de 50 a 70 km/h pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. 

 

Fonte: Clima Tempo / inpe / Defesa Civil do Estado de São Paulo