Outono chega com frente fria nesta sexta-feira e aumenta riscos de temporais

Segundo a meteorologia, o primeiro fim de semana do outono de 2020 terá temperaturas amenas; termômetros devem cair no decorrer da próxima semana


Hoje, quinta-feira (19) é o último dia do verão de 2020. No leste paulista, o dia começou com sol e forte calor, mas à tarde teve início a formação de nebulosidade com pancadas de chuva que devem se repetir na parte da noite na maioria das áreas do estado de São Paulo.

De acordo com informações da equipe de meteorologistas do site Climatempo, a chuva do último dia do verão de 2020 não está generalizada sobre estado de São Paulo, mas mesmo em pequenas áreas, algumas pancadas podem ser fortes, inclusive sobre a Grande São Paulo. No Vale do Paraíba, chove em algumas cidades, mas a sensação de calor permanece.

O calor do último dia do verão 2020 é o calor pré-frontal. A temperatura tem uma elevação maior horas antes da chegada de uma frente fria. A tarde desta quinta-feira poderá ficar entre as mais quentes do verão na cidade de São Paulo. Segundo o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - a maior temperatura do verão 2019/2020 na capital paulista até agora foi de 33,7°C no dia 27 de janeiro.

Frente fria - O outono de 2020 vai começar nesta sexta (20), à 00h50, hora de Brasília, e termina em 20 de junho, às 18h44 (Brasília). Uma frente fria chega ao litoral paulista nesta sexta-feira, 20 de março, e aumenta a formação de nuvens carregadas sobre o estado de São Paulo. O risco de temporais aumenta em todas as regiões paulistas.

Chuva e queda da temperatura são esperados para o Vale do Paraíba e do Ribeira e para Grande São Paulo e litoral. Segundo a meteorologia, o primeiro fim de semana do outono de 2020 terá temperaturas amenas. Os termômetros devem cair no decorrer da próxima semana.