Primavera começa com grande frente fria no Brasil

Entre os dias 15 e 23 de setembro começa uma frente fria no Sudeste e Sul do país


Em meio ao calorão, a secura do ar e ao fogo as queimadas que se espalham pelo país, a previsão da chegada de uma grande frente fria é uma boa notícia para o início da estação. 

Antes desta frente fria entrar no Brasil, dois outros sistemas frontais vão influenciar algumas áreas do Sul e Sudeste, mas sem força para vencer a forte massa de ar seco e quente que predomina sobre o país há quase um mês. A grande frente fria esperada para a entrada da primavera vai começar a influenciar o país no finalzinho do inverno. A atuação disso sobre o Brasil deve ser observada entre os dias 19 e 23 de setembro. 

As previsões para os próximos dias diz que a primavera de 2020 deve começar com cheiro de chuva, com aumento de umidade em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste que estão tendo dias extremamente quentes e secos.

Projeção da chuva

As análises iniciais projetadas nas simulações atmosféricas feitas em supercomputadores apontam que a esta grande frente fria passe pela Região Sul do Brasil entre os dias 19 e 20 de setembro. Entre os dias 20 e 21 de setembro, avançará pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, mas só deve chegar ao Espírito Santo no dia 23 de setembro.

Confira algumas rajadas intensas registradas entre a noite de de segunda-feira e a manhã desta terça-feira, segundo dados do INMET:

Forte de Copacabana(RJ): 72km/h

São Sebastião(SP): 64km/h

Florianópolis(SC): 60km/h

Arraial do Cabo(RJ): 53km/h.

O Ciclone bomba em alto-mar e massa de ar frio polar no Uruguai causaram uma grande variação da pressão atmosférica aumentando a velocidade do vento na costa do Sul e do Sudeste. No entanto, agora a tendência é que este sistema se afaste cada vez mais para alto mar, portanto,  os ventos também tendem a enfraquecer. 

Fonte: ClimaTempo