Alerta! Sudeste poderá enfrentar fortes temporais nos próximos dias

Previsão aponta que período de chuvas intensas no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo


Diversos órgãos ligados ao Governo Federal, em um trabalho conjunto com os principais institutos de meteorologia do país apontam para a possibilidade de que, a partir de hoje e dentro dos próximos cinco dias, a Região Sudeste deva enfrentar fortes temporais.  

A previsão é de chuvas intensas e altos acumulados de precipitação nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais (leste e sudeste), Rio de Janeiro e São Paulo (nordeste e litoral norte) até a próxima quarta-feira (4). A partir de quinta-feira o risco diminui, mas não totalmente.

O alerta geral partiu do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Riscos -  As  metodologias de previsão apontam para a possibilidade de desastres naturais como enchentes, enxurradas, alagamentos, deslizamentos de terra e corridas de solo. O detalhamento das áreas mais atingidas pelos temporais será feito por meio da atualização meteorológica sempre que necessário.

Orientações - As pessoas que moram em áreas de risco ou que já tenham registrado desastres anteriormente devem procurar os órgãos locais de defesa civil para ter acesso ao plano de contingência para suas regiões. É importante conhecer as rotas de fuga e os pontos seguros para utilização em momento prévio ao desastre.