Temporais vão marcar o fim de semana em parte do Sudeste

Neste fim de semana vai ter chuva em praticamente todo o Sudeste do Brasil.


Neste sábado (17), a maior parte do Estado de São Paulo volta a ter sol e tempo firme. Ao longo do dia, a temperatura sobe. Na região de Ribeirão Preto, há condições para pancadas de chuva a tarde com raios. No litoral paulista, o dia amanhece nublado com possibilidade de chuviscos, mas a tarde ocorrem aberturas de sol.

Na Grande SP, o sábado amanhece frio e nublado. O vento muda de direção no decorrer do dia e aberturas de sol ocorrem entre o meio da manhã e o período da tarde. No final do dia, fica nublado outra vez, mas não chove.  

No domingo (18), as condições de chuva voltam a aumentar no estado de São Paulo. Na região metropolitana, a chuva acontece no fim do dia e de forma isolada. No norte e noroeste do estado, há risco de temporal. Nas áreas próximas ao Paraná e no litoral não há expectativa de chuva. A tendência é de elevação de temperatura na capital e litoral. 

Rio De Janeiro

O estado do Rio de Janeiro fica cheio de nebulosidade, neste sábado. Na divisa com a zona da mata mineira, o sábado será nublado com possibilidade de chuviscos. Na capital, não chove.

No domingo, só há condições de chuva fraca no norte fluminense. Na cidade do Rio de Janeiro, o tempo fica mais aberto com um pouco de frio ao amanhecer com elevação de temperatura a tarde.

Minas Gerais

O dia será de alerta para temporais e chuva forte no triângulo mineiro, no Vale do Rio Doce e do Jequitinhonha, neste sábado. Nas demais áreas mineiras, sol, calor e possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde com raios.     

No domingo, o dia começa com muita névoa na zona da mata que se dissipa ainda de manhã. Belo  Horizonte começa o dia nublado, depois o sol aparece e ocorrem pancadas de chuva isoladas com raios. Nas demais áreas mineiras, principalmente no oeste do estado o dia será de alerta para temporais. 

Espírito Santo

Áreas de instabilidade se espalham sobre o Espírito Santo neste sábado é há previsão de chuva moderada a forte com raios. No domingo, ocorrem pancadas de chuva fracas intercalando períodos de sol no litoral capixaba e não se descarta temporais isolados nos municípios que fazem divisa com Minas Gerais.  

Chuva volumosa

No decorrer da segunda quinzena de outubro de 2020 a combinação da circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera, com a presença de ar úmido e quente vai estimular a formação de muitas áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste, com potencial para grandes volumes de chuva acumulados. 

O mapa abaixo mostra a média de chuva normal para outubro  no Brasil, calculada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para o período de 1981 a 2010, com destaque para a Região Sudeste. Para a maioria das áreas do Sudeste, a média de chuva varia de 100 a 140 mm. Em áreas do Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Mantiqueira, Vale do Paraíba (SP), norte e centro-oeste de São Paulo, a média de chuva varia de 140 a 180 mm.

Fonte: ClimaTempo