Vale do Paraíba Pode Ser Atingido por "Chuva Preta" na Próxima Sexta-Feira (13)

Segundo Meteorologistas do Climatempo , a "chuva preta" é uma das consequência do acúmulo de poluentes no ar durante os dias quentes e secos.


O Vale do Paraíba poderá enfrentar um fenômeno conhecido como "chuva preta", na próxima sexta-feira (13). A chegada de uma frente fria trará alívio após um período de seca e calor intenso, com temperaturas ultrapassando os 36°C, mas também poderá provocar essa precipitação peculiar.

Meteorologistas do Climatempo alertam que a brusca mudança climática pode resultar na "chuva preta", consequência do acúmulo de poluentes no ar durante os dias quentes e secos.

A "chuva preta" ocorre quando partículas de fuligem e poeira, acumuladas na atmosfera, são capturadas pelas gotas de chuva, resultando em uma precipitação de coloração escura. Segundo a MetSul Meteorologia, esse fenômeno, também chamado de "chuva de fuligem", indica altos níveis de poluição no ar. As partículas são compostas principalmente por carbono, proveniente de queimadas incompletas de materiais orgânicos, como combustíveis fósseis e biomassa.

Riscos à Saúde


Os riscos à saúde associados à exposição a essa precipitação incluem a contaminação de vegetação e superfícies, além de deixar uma camada visível de sujeira em estruturas e veículos. Especialistas recomendam que a água da "chuva preta" não seja consumida nem oferecida a animais, e que banhos de chuva sejam evitados. Estudos das Universidades de São Paulo e São Caetano do Sul indicam que a exposição a emissões de biomassa pode causar efeitos adversos à saúde da população local