Verão começa com calor intenso e previsão de temperaturas acima da média em São Paulo

Estação teve início ao meio-dia deste domingo e deve ser marcada por ondas de calor e mudanças rápidas no tempo.


O verão já começou oficialmente e trouxe com ele a expectativa de dias mais quentes e longos em todo o estado de São Paulo. A estação teve início ao meio-dia deste domingo (21) e, segundo especialistas, o calor mais intenso deve se manter ao longo dos próximos meses.

Além das altas temperaturas, o verão é caracterizado pelo aumento das chuvas, que costumam ocorrer de forma rápida e localizada. A Defesa Civil do Estado de São Paulo prevê um período bastante quente, com os termômetros podendo atingir até 35 °C na maioria dos dias, inclusive com a ocorrência das tradicionais ondas de calor.

De acordo com a análise do órgão, o verão deste ano sofre influência do fenômeno La Niña, que altera os padrões climáticos. Com isso, as chuvas tendem a se deslocar da região Norte para o Sudeste, mas devem se concentrar mais em Minas Gerais, com menor volume previsto para o estado de São Paulo.

O La Niña provoca o resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico tropical e interfere diretamente nas temperaturas e no regime de chuvas em diversas partes do mundo. Mesmo com o predomínio do calor, a Defesa Civil alerta para possíveis variações bruscas de temperatura, causadas pela entrada ocasional de massas de ar mais frio.

Por conta desse cenário, o órgão informou que intensificou o uso de ferramentas de monitoramento para melhorar a previsão do tempo e antecipar situações de risco durante o verão.