A Prefeitura de Caçava, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realizará a partir do dia 22 de julho a primeira edição do Festival de Inverno de Caçapava, com apresentações musicais gratuitas até o dia 24, na Praça da Bandeira.
Abrindo o Festival, a Bachiana Filarmônica Sesi-SP se apresenta no dia 22 (sexta-feira), às 20h. Sob a regência do mundialmente conhecido maestro João Carlos Martins, a orquestra trará um repertório clássico, que promete emocionar o público. Não há necessidade de retirar ingressos.
Mantida pelo SESI-SP e sob a direção do maestro João Carlos Martins, a Bachiana representa ação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes. Assim, abre múltiplas oportunidades profissionais e leva a cultura da música erudita a milhares de brasileiros.
Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach (1685-1750), João Carlos Martins (1940) atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado desse gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, o maestro brasileiro teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão para a regência.
A apresentação é uma realização do Sesi São José dos Campos com a Prefeitura Municipal de Caçapava. O programa previsto da apresentação inclui, entre outras, as seguintes obras: "Jesus Alegria dos Homens", de J.S. Bach; "Eine Kleine Nachtmusik (1mov)" e "Sinfonia nº 40 (1mov)", de W. A. Mozart; "Dança Húngara nº 1", de J. BRAHMS; além de música brasileira, como "Trem das Onze", de Adoniram Barbosa. A Prefeitura de Caçapava segue com a programação do festival na praça, nos dias 23 e 24 de julho.
No sábado (23), o Coral Municipal de Caçapava abre a programação do dia, às 19h, sob regência do maestro Márcio Faria e acompanhamento da pianista Jeane Silva. O grupo apresenta um repertório com canções como "Não Deixe o Samba Morrer", de Edson Conceição e Aloísio Silva; "Anunciação", de Alceu Valença; "Apenas Mais uma de Amor", de Lulu Santos, e "Heal The World" , de Michael Jackson, entre outras.
O coral é um projeto mantido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Caçapava e iniciou as atividades em abril de 2005. Desde então, representa Caçapava em eventos no município, concertos com bandas e orquestras, além de encontros de Corais no Vale do Paraiba, São Paulo e Minas Gerais. Em agosto o Coral Municipal representará Caçapava no Festival Internacional de Corais Canta Brasil, em Caxambu (MG).
Na sequência, a atração será uma apresentação da Banda Musical Simpatia, de Caçapava, sob regência do maestro Jefferson Reis. O grupo iniciou as atividades em junho do ano passado e reúne cerca de 25 músicos, de várias idades, que apresentam um repertório bem eclético. A banda é um projeto que conta com o apoio de músicos voluntários e apoiadores, abrindo espaços para os integrantes desenvolverem suas habilidades musicais. A banda faz também uma participação com o Coral Municipal de Caçapava.
No domingo, dia 25, a programação terá início às 18h e contará com apresentações da Banda do 6º BIL (Batalhão de Infantaria Leve) de Caçapava; Banda Marcial de Caçapava (senior) e banda da Associação de Artes, Música, Esporte e Educação Aparecidense. A tradicional Banda do 6º BIL apresentará um repertório que inclui clássicos da música popular brasileira e estrangeira.
Na sequência, a Banda Marcial de Caçapava - BAMAC Senior subirá ao palco sob a regência do maestro Lucas Naresi com um repertório que reúne canções da música brasileira e também música internacional. A banda da Associação de Artes, Música, Esporte e Educação Aparecidense encerra a programação do festival. Premiada em festivais de bandas e fanfarras, foi formada em 2018 e desde então se apresenta em festas populares, procissões e festivais em Aparecida e na região. O grupo participa do festival com um repertório que reúne música erudita e canções da música popular.