Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga terá oficinas de Moçambique e Maracatu em escolas públicas

As oficinas incluirão vivências práticas com dança, ritmo e instrumentos tradicionais, além da transmissão de saberes e da história dessas manifestações culturais.


Entre os dias 30 de maio e 8 de junho, São Luiz do Paraitinga será palco da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, celebração centenária que une fé e cultura popular. Este ano, o evento contará com o reforço do projeto "Festa do Divino Espírito Santo de São Luiz do Paraitinga-SP - Divino Encontro de Cultura Popular", que promoverá oficinas em escolas públicas e oferecerá apoio logístico a grupos tradicionais.
 
 
Contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), o projeto visa acolher expressões populares como Congadas, Moçambiques, Danças de Fitas, entre outras. A iniciativa busca responder a desafios enfrentados por esses grupos, como a dificuldade de transporte e o desinteresse dos jovens pelas manifestações tradicionais.
 
Oficinas nas escolas
 
Estudantes do ensino fundamental da rede municipal e estadual participarão de oficinas gratuitas voltadas à valorização da cultura popular. Serão quatro edições da oficina "O Moçambique no Vale do Paraíba", com o Mestre Paizinho, de Taubaté, e duas edições da oficina "Maracatu na Escola", com o Mestre Flávio Itajubá, do projeto Cultura na Kombi. Ambas as oficinas incluirão vivências práticas com dança, ritmo e instrumentos tradicionais, além da transmissão de saberes e da história dessas manifestações culturais.
 
As atividades também buscam formar novos brincantes e multiplicadores culturais nas comunidades escolares.
 
Fé e tradição
 
A programação da Festa do Divino inclui missas, procissões, apresentações culturais e a tradicional distribuição do afogado ? ensopado de carne com batata. O produtor Fábio Gomes destacou que o projeto tem como objetivo fortalecer os grupos tradicionais, oferecer acolhimento e registrar a manifestação em um documentário para futuras gerações.
 
Com mais de 200 anos de história, a Festa do Divino é a maior celebração religiosa da cidade. Nos anos 1950 e 1960, São Luiz do Paraitinga chegou a ter até 18 grupos de Moçambique, sendo reconhecida pelo folclorista Alceu Maynard Araújo como a "Capital da Zona Moçambiqueira Paulista".
 
A programação completa pode ser acessada no site da Prefeitura: www.saoluizdoparaitinga.tur.br.