Fim de semana em São Luiz do Paraitinga conta com homenagem a Rita Lee e exibição de filme "Elis & Tom"

Festival Internacional de Documentário Musical apresenta panorama variado da produção mundial, destacando também Villa-Lobos, Miúcha, Luís Capucho, Los Mirlos, o samba carioca e o luthier Rick Kell


O final de semana (5 e 6/11) chega a São Luiz do Paraitinga com uma programação gratuita que destaca o melhor da produção de documentários musicais. Os dois últimos dias do festival internacional In-Edit Brasil 2023 leva para as telonas filmes sobre Elis Regina, Tom Jobim, Villa-Lobos, Miúcha, Lucinha Turnbull, Luís Capucho, Los Mirlos, o samba carioca e o luthier Rick Kell, além de bate-papo sobre o documentário "Elis & Tom" e shows de Thunder & Turnbull e em homenagem a Rita Lee.

No sábado, às 11h, o público poderá acompanhar um momento importante da trajetória de um dos principais artistas do país. Único representante da música na Semana de Arte Moderna de 1922, o compositor Villa-Lobos foi objeto das maiores vaias naquele evento. Depois disso, ele decide passar uma temporada em Paris, onde se encontrou com personagens como Jean Cocteau, Andres Segovia e Arthur Rubinstein, entre outros.

É a partir daí que Villa-Lobos se confronta com sua identidade, passando a buscar em suas raízes novos rumos para sua obra. O filme "Villa-Lobos em Paris", dirigido por Alexandre Guerra e Marcelo Machado, percorre os lugares por onde o músico passou na capital francesa, investigando as causas e efeitos desses encontros e da cidade em seu trabalho.

"Miúcha, a voz da bossa nova" é atração às 15h. Construído a partir de inúmeras imagens de arquivo, depoimentos em fita cassete e cartas escritas por Miúcha, o filme de Liliane Mutti revela o cotidiano da artista, os desafios artísticos e pessoais, e a luta para conquistar o merecido reconhecimento.

Concentrando-se no período em que foi casada com João Gilberto, o documentário torna explícito o quanto ela era silenciada e sabotada por seu marido, e que seu talento vai muito além do fato de ser irmã de Chico Buarque e ex-mulher de João Gilberto.

Na sequência, às 17h, o universo de Lucinha Turnbull é desvendado no filme homônimo. Considerada a primeira mulher a tocar guitarra no Brasil, ela relembra sua carreira, com participações fundamentais em alguns dos principais trabalhos de Rita Lee e Gilberto Gil

"Carmine Street Guitars", às 19h, é uma linda homenagem a Rick Kell, luthier que, com madeira de prédios demolidos em Nova York, fez guitarras para Lou Reed, Patti Smith, Bob Dylan e qualquer um que quisesse tocar "um pedaço da cidade".

O filme acompanha uma semana em sua loja/oficina em Greenwich Village, onde trabalha com sua mãe e uma aprendiz espirituosa. Neste tempo, um impressionante elenco de artistas passou por ali: Jim Jarmusch, Lenny Kaye, Bill Frisell, "Captain" Kirk Douglas (The Roots), Nels Cline (Wilco), entre outros, para conversar, falar de guitarras e da vida em geral.

Show

O diretor Luiz Thunderbird, do curta "Lucinha Turnbull", e a cantora e compositora Lucinha Turnbull se apresentam no sábado (4) em um show em que tocam músicas preferidas de autoria de Lucinha e outras do próprio Thunder (integrante de uma série de bandas, entre elas "Devotos de Nossa Senhora Aparecida"), além de canções que eles simplesmente curtem, passando por Rita Lee, Jorge Mautner e Beatles, entre outros.

Elis e Tom

No Café Cultural Mai Sirá o Binidito, às 17h30, o jornalista Lucas Nobile fala das influências musicais que inspiraram Elis Regina e Tom Jobim até a gravação do histórico álbum de 1974 "Elis & Tom". O bate-papo é um aquecimento para a atração das 19h, na Praça Dr. Oswaldo Cruz, onde será exibido "Elis & Tom, só tinha de ser com você", que aborda a reunião das duas grandes estrelas da música brasileira em Los Angeles (EUA) para gravar o álbum que se tornou um clássico.

Munido de uma câmera 16 mm, Roberto de Oliveira captou as sessões de ensaio e gravação do álbum. Até então inéditas, essas imagens foram restauradas em 4K, revelando a intimidade do processo criativo, a personalidade dos artistas, as tensões, os enfrentamentos e a crescente sinergia entre Elis Regina e Tom Jobim.

Programação de domingo

O documentário "De Você Fiz meu Samba" é atração às 11h. O filme acompanha a rotina das viúvas de cinco baluartes do samba carioca que, em um trabalho invisível, se tornaram guardiãs de parte fundamental da história musical brasileira.

À tarde, uma pausa na programação de cinema para o pocket show "Viva Rita Lee!", no qual Fabio Tagliaferri, Mario Manga e Ana Deriggi tocam grandes clássicos da carreira da roqueira paulistana, desde sua fase inicial, com Os Mutantes, até o período de carreira solo. O show, às 14h, terá participação especial de Ná Ozzetti.

Às 15h, o filme "La Danza de Los Mirlos", de Álvaro Luque, apresenta um perfil da banda Los Mirlos, que definiu o som da cumbia amazônica e se tornou uma referência para milhões de pessoas no mundo inteiro.

Formada em Moyobamba (Peru) no início dos anos 1970, hoje sua música é celebrada nas pistas de dança do mundo inteiro, rebatizada de cumbia psicodélica graças ao timbre de suas guitarras. Nele, Jorge Rodríguez Grández - voz principal e guitarrista - conta a trajetória do grupo, mostra gravações históricas tiradas de seu arquivo pessoal e revela detalhes de um tempo que já se tornou lendário.

Em seguida, às 17h, a obra "Peixe Abissal", de Rafael Saar (vencedor do In-Edit Brasil 2015, com "Yorimatã"), revela o universo poético do escritor e compositor Luís Capucho. Soropositivo desde os anos 1990, Capucho utiliza não somente a doença, mas também suas sequelas físicas como fontes de sua reinvenção artística.

"Peixe Abissal" apresenta um território onde literatura, música e pintura se cruzam em um submundo gay e pornográfico. O filme ganhou menção especial do júri no In-Edit Brasil 2023, realizado em junho, em São Paulo.

O festival 

Criado em 2002 em Barcelona (Espanha), o In-Edit teve sua primeira edição brasileira em 2009, e também conta atualmente com edições no Chile, México, Grécia e Holanda. O In-Edit Brasil 2023 teve grande repercussão na capital paulista, onde mais de 18 mil pessoas assistiram aos documentários em sete salas.

O In-Edit Brasil 2023 - Edição São Luiz do Paraitinga tem patrocínio máster da Colombo Agroindústria; apoio da Prefeitura e da Secretaria de Turismo e Cultura de São Luiz do Paraitinga; e é uma realização da In Brasil Produção Cultural e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

PROGRAMAÇÃO_ IN-EDIT SÃO LUIZ DO PARAITINGA

04/11_ SÁBADO

Na Biblioteca

11H_ VILLA-LOBOS EM PARIS

15H_ MIÚCHA, A VOZ DA BOSSA NOVA

17H_ LUCINHA TURNBULL

17H30_ CARMINE STREET GUITARS

No Café Mai Será o Binidito

17H30_ ELIS E TOM NAS ENTRELINHAS (com Lucas Nobile)

Na Praça

19H_ ELIS & TOM, SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ

No Coreto

21H_ SHOW COM A DUPLA THUNDER & TURNBULL

05/11_ DOMINGO

Na Biblioteca
11H_ DE VOCÊ FIZ MEU SAMBA

15H_ LA DANZA DE LOS MIRLOS

17H_ PEIXE ABISSAL

No Coreto

14H_ SHOW VIVA RITA LEE! (com Fabio Tagliaferri, Mario Manga, Ana Deriggi e participação especial de Ná Ozzetti)