Pelo terceiro ano consecutivo, São José dos Campos é reconhecida como Capital Cultural do Estado, integrando a Rede de Capitais Culturais de São Paulo. O título é fruto da seleção, por edital, e participação da Virada SP - uma maratona cultural de multilinguagem, realizada nos dias 5 e 6 de novembro, com mais de 27 horas de programação.
A cerimônia de premiação ocorreu na noite de quarta-feira (14), no Teatro Sérgio Cardoso, na capital paulista. Para a Fundação Cultural, a premiação é o reconhecimento dos investimentos contínuos da Prefeitura de São José numa política sólida nas áreas de formação, difusão e fomento à cultura.
O primeiro título de Capital Cultural foi recebido em janeiro de 2020, após o governo municipal ter retomado a Virada SP em 2019. Em 2020, ano de pandemia, a fundação ganhou de novo o edital para participar do evento online, com artistas de renome no cenário nacional e internacional, além da oportunidade de apresentação de artistas locais.
As edições da Virada SP resultam de interesses convergentes entre o Governo do Estado, a organização Amigos da Arte e os municípios selecionados. Milhares de pessoas participam, gratuitamente, desta grande festa cultural em vários espaços culturais, movimentando a economia criativa na cidade.