Pindamonhangaba conta com espetáculo de música clássica neste sábado

O projeto Bastião e Bastiana é do grupo Ópera na Escola


O projeto Ópera na Escola apresenta no sábado (19), em Pindamonhangaba, o espetáculo "Bastião e Bastiana", que marca a 10ª edição da iniciativa com a proposta de disseminar a música clássica em comunidades sem a oferta de ações culturais.

As apresentações acontecem, às 10h30 e às 14h30, respectivamente na E.M Profº Joaquim Pereira da Silva (R. Dr. Carlos Martins de Almeida Júnior, S/N - Res. Mantiqueira) e na E.M João Kolenda Lemos (Estr. Mun. Carlos Lopes Guedes Filho, 2625, B - Araretama). O espetáculo é gratuito, direcionado a estudantes e seus familiares, mas também aberto a qualquer morador da comunidade interessado em conhecer a obra. Para participar, basta chegar ao local antes do início do espetáculo. 

Para marcar sua 10ª edição, o projeto apresenta uma adaptação de "Bastião e Bastiana", famosa obra do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, que conta a história da pastora Bastiana, que chora a perda de Bastião, jovem que nega seu amor em nome de uma rica dama do castelo.

"Quem nunca se perguntou se é verdade que dinheiro não compra felicidade? Dividido entre o amor da sua pastora Bastiana e os tesouros da bela dama, Bastião nos convida a pensar: qual o valor que o amor tem em nossas vidas? Qual a importância que damos à fidelidade dentro de uma relação? Através de uma mistura de delicadeza e humor, de inocência e ironia, 'Bastião e Bastiana' nos faz rir de suas personagens e, através dessa risada, refletir sobre nós mesmos", explica Mauricio Veloso, diretor cênico do espetáculo e responsável pela tradução e adaptação da obra.

Paralelamente à apresentação, o projeto fornece material pedagógico às escolas e desenvolve atividades didáticas vinculadas à obra. "É muito gratificante chegarmos à 10ª edição desse projeto que cumpre um papel tão importante, sendo, muitas vezes, o primeiro contato de jovens e seus familiares com esse gênero musical. Nesses 10 anos, promovemos o acesso a apresentações artísticas de qualidade. Estudos mostram que projetos musicais têm o poder de trazer perspectiva de vida e esperança de um futuro mais justo e o Ópera na Escola vem impactando de maneira positiva", destaca Cléia Mangueira, diretora e produtora do projeto.

Ao todo, 16 escolas receberão as apresentações com entrada gratuita entre os meses de agosto e setembro. O projeto estreou no dia 5, em São Caetano do Sul e já passou por Araçariguama e São José dos Campos. Após Pindamonhangaba, o projeto passará por Guarulhos, no dia 20 de agosto, volta para Pindamonhangaba, no dia 26, chegando em Mogi das Cruzes e Cotia, onde encerra este ciclo no dia 02 de setembro.