A Feira de Discos da Vintage Urbano está de volta a São José dos Campos e desta vez, com mais de 8 mil vinis colocados à venda. Serão 2 mil títulos a mais do que na última edição realizada em novembro do ano passado. O evento será no próximo sábado (23), das 11h às 18h, na Cervejaria Gilmour, com apresentação de cinco bandas de rock (A Lona, Elefante Gan, Saltines, Elegia e HollyRockers) durante toda a tarde e com entrada gratuita.
Segundo o organizador, Newton Urbano, o aumento no total de discos trazidos pelos expositores se deve à maior procura por LPs novos e usados, e também ao público cada vez mais engajado neste tipo de evento. "A cultura do vinil está cada vez mais forte e o público também mais diversificado, incluindo os jovens que estão aprendendo a curtir o som de um LP e a frequentar as Feiras de Discos", conta Urbano.
Para se ter uma ideia do cenário deste mercado, um relatório da Associação Americana da Indústria de Gravação revelou que em 2022 - pela primeira vez desde 1987 - o número de discos de vinil vendidos superou o de CDs. Segundo matéria publicada na Revista Exame, neste mesmo ano foram comercializados mais de 41 milhões de discos de vinil ante os 33 milhões de CDs, com um lucro de mais de R$ 6 milhões.
Raridades
Algumas "pérolas" já estão reservadas para esta edição da Feira de Discos da Vintage Urbano, entre elas:
- Europe álbum do guitarrista irlandês Rory Gallagher lançado em 1972.
- Blueprint, álbum também de Rory Gallagher, lançado em 1973.
- Live at Sugar Hill, álbum ao vivo do músico de blues John Lee Hooker, gravado na Califórnia em 1962 e relançado em 1974.
- Louder than Hell: álbum de estúdio da banda americana de heavy metal Manowar, lançado em 1996.
- E Deadline Demos 1886 da banda de metal inglesa Venom, formada em 1979.