O festival The Town deve ser um dos eventos mais agitados de São Paulo neste ano. Dos mesmos organizadores do Rock in Rio, a primeira edição do evento tem a proposta de valorizar a capital paulista, com decoração inspirada na arquitetura e história da cidade.
O festival reunirá música, cultura, arte e entretenimento em um só lugar, atraindo nomes de destaque internacionais e nacionais para apresentações e espetáculos em uma programação exclusiva de 5 dias. Confira mais detalhes do que esperar da primeira edição do festival, que ocorre em setembro deste ano.
O festival The Town ocorrerá na cidade de São Paulo nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro de 2023, no Autódromo de Interlagos. A equipe escolheu o local por seu tamanho, que conta com uma área de cerca de 350 mil m², essencial para abrigar a infraestrutura de grande porte do evento, que deve gerar pelo menos 20 mil empregos e um total de 235 horas de música.
Roberta Medina, vice-presidente executiva do The Town e do Rock in Rio, apontou que o evento se propõe a ser muito mais do que um simples festival. O foco, além de apresentações de expressões artísticas como música, dança e teatro, é celebrar São Paulo, mostrando e valorizando sua riqueza cultural.
Em homenagem à cidade, foram elaborados 5 palcos temáticos inspirados no cotidiano. O principal deles é o palco The Skyline, que conta com uma decoração inspirada na visão panorâmica da metrópole, com foco nos arranha-céus modernos que tomam conta da paisagem paulistana.
Já o palco The One é inspirado na arte urbana, comum em todas as regiões. Para a elaboração desse cenário, diversos artistas foram contratados para pintar grafites nos containers que serão usados para montar o palco.
O terceiro palco, de nome Factory, vai na contramão do palco Skyline. Nesse espaço, a inspiração é a São Paulo mais antiga, relembrando as antigas fábricas da cidade. Também com uma pegada mais urbana, as apresentações do palco devem incluir artistas da cena rap, trap, hip hop e street dance.
O New Dance Order será o cenário mais futurista. Esse espaço do evento ficará encarregado de recepcionar os DJs e grandes nomes da música eletrônica do Brasil e de todo o mundo.
O evento também contará com o espaço São Paulo Square, que abrigará apresentações de jazz e blues, em um cenário inspirado nas construções históricas da cidade, como a Luz e a Catedral da Sé, que fazem parte do marco zero, ponto inicial da cidade de São Paulo. Esse cenário é assinado pelo arquiteto João Uchôa.
O evento também terá infraestrutura com uma praça de alimentação, chamada de City Market, com opções de comida exclusivas elaboradas por chefs. Já a Arena Metrópoles é um local dedicado exclusivamente às apresentações de um musical elaborado unicamente para o evento, com apresentações ao longo de todos os dias.
O line-up completo ainda não foi divulgado pela organização do evento. Apesar disso, algumas atrações já foram confirmadas. Dentre elas, a banda de rock norte-americana Foo Fighters, que é a headliner do dia 9 de setembro, no The Skyline.
Dona de diversos hits, Maroon 5 faz seu show no dia 7, trazendo a energia pop que já era um movimento do festival carioca. A cantora Ludmilla fica encarregada de exaltar o público e dividir o palco com a banda no mesmo dia, seguindo o grande sucesso de seu show no Rock in Rio do ano passado. Sem detalhes mais específicos, Iza e Criolo também são presenças confirmadas no festival.
Enquanto o Rock in Rio estimula a procura por voos e passagens de ônibus para o Rio de Janeiro, com a equipe mudando seu foco para outra capital, as novas procuras são com destino a São Paulo, que deve receber um fluxo de pelo menos 600 mil visitantes para conhecer a Cidade da Música, nome dado ao cenário do festival.