Ações preventivas da Guarda Civil Municipal impedem aglomerações em São José dos Campos

Operações integradas são intensificadas nos fins de semana


Por meio de ações preventivas e com o uso dos setores de inteligência da GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Militar e demais forças de segurança, o São José Unida conseguiu impedir a realização de aglomerações neste fim de semana em São José dos Campos.

Diariamente, as equipes do programa realizam, por exemplo, um monitoramento pelas redes sociais, onde os encontros costumam ser organizados. As operações do São José Unida acontecem diariamente no município e são reforçadas aos fins de semana em vários pontos do município.

Durante os três dias de operação, de sexta-feira (26) a domingo (28), as forças de segurança apreenderam produtos de duas adegas que funcionavam de forma irregular, uma delas inclusive com público na parte interna, e impediram a realização de uma aglomeração em uma praça no Campo dos Alemães, na região sul.

No sábado, uma megaoperação foi realizada com a GCM, PM, BAEP (Batalhão de Ações Especiais da Polícia), agentes da mobilidade e o DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas).

Ao todo, foram abordadas 353 pessoas e vistoriados 227 veículos, entre carros e motos, com o recolhimento de cinco motos e 186 autos de infração elaborados, entre estacionamento irregular, som alto, entre outros.

As equipes do DFPM realizaram 139 vistorias, que resultaram em 25 autuações, cinco interdições e três apreensões por descumprimento do Plano São Paulo contra o coronavírus. A população pode ajudar a Prefeitura denunciando aglomerações e descumprimentos das regras de isolamento social pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Policia Militar).

Operações

Desde o início da pandemia da covid-19 há um ano, as fiscalizações no comércio e as operações integradas contra fluxos e aglomerações foram intensificadas, em mais uma ação do Programa São José Unida, que reúne as forças de segurança da cidade com o objetivo de evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade.