Alckmin inaugura nova sede da Delegacia Seccional de Taubaté

Segundo governador, região do Vale do Paraíba receberá maior número do efetivo de Polícia Civil que vai se formar na Acadepol




O Governador do Estado de SP, Geraldo Alckmin (PSDB), esteve em Taubaté na tarde desta terça-feira (28) para inaugurar a nova sede da Delegacia Seccional de Polícia Civil, localizada na Avenida Juscelino Kubitschek, na região central da cidade.

O novo prédio foi um investimento de R$ 2,3 milhões para reformar e ampliação, o local antes funcionava como cadeia pública. Na seccional, funcionará o Plantão Policial, o plantão noturno (das 19h às 9h) - que inicialmente atenderá Taubaté e Tremembé, e também o Centro de Detenção, Triagem e Encaminhamento de Presos (CDTEP).

Alckmin inaugurou o prédio junto do Secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, do prefeito de Taubaté, Ortiz Júnior, e representantes da Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, e autoridades políticas e civis.

Durante os discursos, o prefeito Ortiz Junior pediu ao governador mais investimentos na segurança em Taubaté, principalmente trazendo a Guarda de Escolta para os presídios próximos a cidade e o preenchimento dos claros da polícia. O prefeito citou a Atividade Delegada e o COI como avanços na área de segurança, mas acredita que para diminuir os índices de criminalidade, precisa de maior efetivo.

"
Temos um problema recorrente na Polícia Militar. São 8 presídios ao redor de Taubaté e o esforço que o município faz para atender todas as demandas que esses estabelecimentos pedem é muito grande. Então, peço ao governador que avalie Taubaté como a próxima a receber a Guarda de Escolta, pois 80 policiais todos os dias vão para escoltas de presos e são soldados a menos nas ruas, que podiam estar ajudando a melhorar a segurança na cidade", ressalta Ortiz.

Já Alckmin afirmou que a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte será a que mais receberá efetivo dos 442 policiais que estão se formando na Academia de Polícia Civil (Acadepol). Além disso, reforçou que o Governo investiu na região, desde 2011, mais de R$ 14 milhões na Polícia da região, tanto em efetivo como em melhorias estruturais, e que os índices de criminalidade estão em declínio.

"
Estão saindo da academia 442 novos policiais civil em até 15 dias prontos para trabalhar. São 80 delegados, 79 investigadores, 283 escrivães e 124 novos policiais para a Polícia Técnico Civil, e confirmo que a região que mais receberá policiais será o Vale do Paraíba e Litoral Norte. Desde fevereiro, a região diminuiu os números de criminalidade em 10 indicadores, e isso mostra a efetividade do trabalho e se torna um estímulo para a polícia. Que terá reforço nos recursos humanos e fará esses números cair ainda mais", afirmou Alckmin.

De acordo com o Governador e o Secretário de Segurança Pública, os novos policiais devem sair da Academia e assumir seus postos de trabalho a partir do mês de abril.

Novo prédio
A nova Delegacia Seccional de Taubaté é um prédio de um andar com 2.400 m2, com 32 salas, 32 banheiros, 2 cozinhas, uma almoxarifado e um hall. A unidade é responsável pelas delegacias de 10 municípios (Taubaté, Campos do Jordão, Lagoinha, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Redenção da Serra, São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal, São Luiz do Paraitinga e Tremembé). O delegado titular é José Antônio de Paiva Gonçalves.