Câmeras de monitoramento flagram jovens pichando patrimônio público

A tecnologia a favor da segurança pública


As câmeras de monitoramento do Centro de Segurança Integrada CSI da Prefeitura de Pindamonhangaba têm sido grande parceiro da segurança e ordem do município. Praticamente todos os dias são identificados delitos que acabam em autuação da Guarda Civil Metropolitana ou da Polícia Militar.

Na noite desta sexta-feira (13), agentes que atuavam no CSI acionaram os GCMs Osvaldo Calado e Alexandre Teixeira ao identificar adolescentes pichando o busto central da Praça Francisco Romeiro, conhecida como Praça do Cruzeiro.


Momento em que as câmeras de segurança flagram o infrator no centro da cidade.

Com as características dos autores, os GCMs identificaram os adolescentes e os conduziram à Delegacia de Polícia, onde foi constatado tratar-se de menores de idade, sendo um de 13 e outro de 17 anos. Os responsáveis pelos menores foram acionados para comparecer na delegacia, onde foi lavrada a ocorrência para encaminhamento aos órgãos competentes.

O comandante da GCM, Sandro Alvarenga parabenizou a atuação dos agentes. "Nossa tecnologia aliada aos treinamentos do nosso efetivo atuando nas ruas atesta o bom êxito do trabalho. Não vamos tolerar a prática de delitos que tragam prejuízos à coletividade", afirmou Sandro.

Em Pindamonhangaba, a Lei 6.117/2018 prevê a aplicação de multa e obrigação de indenizar danos de ordem material e moral. Em caso de pichação em monumento ou bem tombado o valor da multa é de R$ 5 mil, além do ressarcimento das despesas de restauração.