Clínica de reabilitação em Pinda é fechada por cárcere privado; Sérgio Hondjakoff, ex-ator da TV Globo, era um dos internos

Ator interpretou o "Cabeção", de Malhação. Ele estaria entre as pessoas que foram libertadas nesta quarta (4) em ação do MP.


Ex-Globo: Sérgio Hondjakoff, 37, estava entre os internos de clínica em Pinda. Ex-Globo: Sérgio Hondjakoff, 37, estava entre os internos de clínica em Pinda. (Foto : Divulgação)

Uma ação do Ministério Público interditou uma clínica para reabilitação de dependentes químicos localizada no bairro Ribeirão Grande, em Pindamonhangaba nesta quarta-feira (4).


Segundo o MP, a clínica estava sendo investigada por cárcere privado e internação compulsória (forçada), além de maus tratos. A clínica já havia sido denunciada anteriormente e , inclusive, os responsáveis pelo estabelecimento teriam assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o MP para uma regularização em relação ao funcionamento da clínica. Mesmo assim, entretanto, as denúncias continuaram.


Mandado


Com um mandado de busca e apreensão, uma ação foi feita nesta quarta-feira com a presença do MP, policiais e também assistentes sociais, onde acabaram encontrando 46 pessoas trancadas. Entre elas, estava Sérgio Hondjakoff, 37 anos, ex-ator da TV Globo, que fez sucesso como o "Cabeção", de Malhação, entre 2000 e 2006. 

De acordo com a polícia, os internos foram obrigados a assinarem termos que estariam lá por livre e espontânea vontade. Já a comunicação com a família, era monitorada pelos responsáveis da clínica.


Medicamentos

Ainda segundo a polícia, havia medicamento com necessidade de prescrição médica no local, mas sem receita. Além disso, os internos contaram que tiveram que pagar taxa à clínica para receber a dose da vacina contra a Covid-19, que é gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a polícia, os responsáveis irão responder por sequestro. 

Destino 

Os internos foram transferidos para outras instituições. Alguns foram encaminhados para suas famílias. 

O AgoraVale tenta contato com a administração da clínica.