Criança de três anos é socorrida pela Guarda Civil Municipal de São José dos Campos

A menina havia sofrido uma parara respiratória


Na manhã desta terça feira (20), a equipe Operacional da viatura 3019 da Guarda Civil Municipal estava posicionada na preservação de local no Deck do Banhado (Avenida São José), quando um munícipe veio até a viatura com uma menina de 3 anos desacordada no seu colo, pedindo que os GCMs prestassem socorro a criança.

A menina sofreu uma forte queda e bateu a cabeça no piso da casa enquanto sua mãe a vestia. Ao entregar a criança aos GCMs, o munícipe informou acreditar que ela já estava morta, pois seu corpo estava rígido e já não esboçava nenhuma reação e o sinal de vida estava ausente, (Constatação de pulso e respiração).

Os GCM perceberam que a criança não conseguia respirar pois estava sufocada com seu próprio sangue, realizaram manobras de primeiros socorros para que ela retomasse a respiração, obtendo sucesso nos procedimentos.

Conseguindo verificar a retomada do pulso e da respiração, de imediato socorreram a criança a UPA do Alto da Ponte para que fosse atendida naquela unidade de saúde pública, a criança permaneceu sob cuidados médicos até a estabilização total.

A GCM de São José dos Campos atua 24h por dia em todas as Regiões da nossa cidade, atendendo as mais diversas ocorrências e prestando apoio e auxilio a população, nesse ano de 2020 já foram mais de 24.600 atendimentos realizados aos munícipes.

A missão principal é a preservação da segurança e da ordem pública no âmbito municipal, contudo recebemos formação adequada para atuar em situações como essa de hoje, os munícipes podem ter a certeza de que se precisarem da GCM serão de imediato atendidos, disse um dos integrantes da equipe que atua a um ano na instituição.

Os agentes municipais recebem 720 horas de formação inicial durante seis meses de escola de formação básica, após esse período realizam cursos modulares para obter capacitações e qualificações especificas, desde 2017 a instituição tem passado por processo de reengenharia, recebendo considerável investimento e atenção por parte do governo municipal, tudo isso se traduz em melhores serviços e alto grau de satisfação interno e externo em relação a Guarda Civil Municipal.