Detentos do Vale do Paraíba devem retornar aos presídios até as 18h desta segunda-feira

Os beneficiados que não retornarem serão considerados foragidos.


Mais de 3,2 mil presos do Vale do Paraíba têm prazo até as 18h desta segunda-feira (22) para retornar às unidades prisionais, após a penúltima saída temporária do ano. No total, 3.225 detentos foram liberados na última semana com o benefício da "saidinha".
 
 
O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Dr. Edgard Magalhães Noronha (Pemano), em Tremembé, concentra o maior número de beneficiados, com 2.323 presos. A Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado (P2 de Tremembé), conhecida por abrigar detentos de casos de grande repercussão, teve 123 saídas autorizadas. Entre os beneficiados da unidade está Lindemberg Alves, condenado pela morte de Eloá Cristina em 2008.
 
Presos como o ex-jogador Robinho, o empresário Fernando Sastre, motorista de Porsche envolvido em acidente com morte em São Paulo, e Thiago Brennand, condenado por violência contra a mulher, não tiveram direito ao benefício e permaneceram detidos.
 
Números por unidade prisional no Vale
 
P1 Masculina Tremembé: 246
P2 Masculina Tremembé: 123
P1 Feminina Tremembé: 86
P2 Feminina Tremembé: 105
Pemano Tremembé: 2.323
CDP de São José dos Campos: 1
CDP de Caraguatatuba: 114
P1 Potim: 27
P2 Potim: 186
 
A saída temporária é prevista em lei como forma de ressocialização e ocorre quatro vezes por ano em São Paulo. Apesar do prazo determinado pela Justiça, nem todos os presos retornam: a cada edição, parte dos beneficiados decide não voltar ao sistema, transformando-se em foragidos.