Durante patrulhamento de ações especiais de polícia pelo Distrito de Eugênio de Melo, na madrugada de quinta-feira (1) para a sexta (2), uma equipe do 3° BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) se deparou com o veículo gol branco, onde foi constatado via Copom na data anterior como produto de furto pela cidade de São José dos Campos.
Posteriormente, o veículo não obedeceu à ordem de parada, iniciando uma perseguição por diversas vias em alta velocidade, acessando a Rodovia Presidente Dutra. Com intuito de danificar a viatura e dispensar as provas, começaram a arremessar vários objetos, dentre eles uma barra de ferro que tinha como objetivo o arrombamento de estabelecimentos comerciais.
No entanto foram interceptados e abordados pelo KM 127 da Rodovia Presidente Dutra no sentido sul e indagados admitiram que fazem parte da chamada “gangue da marcha ré” e que são responsáveis por vários outros delitos desta mesma natureza, onde utilizam a barra de ferro pra quebrar a porta de aço do comércio com o auxílio do veículo. O veículo era ocupado com dois menores de idade que confessaram a participação em cinco destes crimes sendo os comércios: lojas Cem e outras três lojas da área sul de São José dos Campos.
A ocorrência foi apresentada juntamente com os indivíduos no plantão da cidade de Caçapava para atos competentes da polícia judiciária.