Em grande quantidade: Ossadas sem identificação são encontradas em cemitério de Caçapava

Caso foi descoberto na manhã desta terça-feira (24) após denúncia; polícia abriu inquérito para investigação.


Ossadas humanas misturadas sem identificação são encontradas em cemitério municipal de Caçapava. Ossadas humanas misturadas sem identificação são encontradas em cemitério municipal de Caçapava. (Foto : Yan Lopes/Divulgação)

Uma imagem que chocou os moradores de Caçapava na manhã desta terça-feira (24), movimentou as redes sociais. Ossadas de cadáveres que teriam sido enterradas no cemitério municipal foram encontradas em diversos túmulos, aos montes, tudo junto e sem identificação.

Em um vídeo enviado ao AgoraVale mostra um túmulo com aproximadamente três metros lotado de ossadas de diversos cadáveres. Um funcionário do cemitério abriu o túmulo, a pedido da polícia.

Após a chegada da Polícia Científica, outros três túmulos da parte do columbário (gavetas) foram abertos. Todos lotados de ossos de cadáveres sem nenhuma identificação.

A presidente da Câmara de Caçapava, Dandara Gissoni (PSD) esteve no local e acompanhou tudo.

"Isso é o ápice do descaso com a vida, com a memória das pessoas, uma falta de respeito com as pessoas da cidade que enterraram seus entes queridos. Não importa se foi há um ano, cinco anos, dez anos. Foi uma cena muito triste que eu vi", disse a vereadora, que acompanhou o trabalho da polícia hoje pela manhã no cemitério.

Ossadas misturadas sem identificação em columbário (gavetas) são encontradas em cemitério municipal de Caçapava. Ossadas misturadas sem identificação em columbário (gavetas) são encontradas em cemitério municipal de Caçapava. (Foto : Yan Lopes/Divulgação)

Túmulo é aberto a pedido da polícia. No interior, inúmeras ossadas de cadáveres sem identificação. Túmulo é aberto a pedido da polícia. No interior, inúmeras ossadas de cadáveres sem identificação. (Foto : Yan Lopes/Divulgação)

De acordo com o delegado de Caçapava, Hugo Pereira, o caso será apurado com a abertura de um inquérito. 

"A gente vai instaurar um inquérito policial para aprofundar nas investigações e chegar na autoria e verificar se existe mais algum crime que não foi verificado", disse. 

Polícia Científica faz perícia no local onde foram encontradas as ossadas. Polícia Científica faz perícia no local onde foram encontradas as ossadas. (Foto : Yan Lopes/Divulgação)

Polícia comparece ao cemitério municipal de Caçapava após denúncia. Polícia comparece ao cemitério municipal de Caçapava após denúncia. (Foto : Yan Lopes/Divulgação)

 

O que diz a prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Caçapava disse que tomou conhecimento dos fatos na manhã desta terça-feira (24) e que vai apurar internamente, abrindo processo de sindicância. Disse ainda, que a autoridade policial foi comunicada e tomará as medidas investigativas necessárias.

Por fim, o Executivo disse que repudia o ocorrido e promete empenho, no que lhe compete, na apuração da situação, o mais rápido possível, inclusive com o acionamento e acompanhamento das equipes técnicas qualificadas para averiguação dos restos mortais e com a consequente punição dos envolvidos.

 

* Por Marcos Bulques