Em Pindamonhangaba, prefeitura alerta comerciantes sobre golpe da fiscalização falsa

Ação de conscientização acontece através da Secretaria de Administração


A Prefeitura de Pindamonhangaba está alertando comerciantes e empresários da cidade sobre um golpe que vem sendo aplicado na cidade na última semana. Segundo informações recebidas pela Secretaria de Administração, golpistas estão ligando para comerciantes, principalmente do ramo gastronômico, afirmando fazer parte do "departamento de fiscalização municipal" e informando sobre uma "operação" que seria realizada para averiguações em estabelecimentos comerciais que supostamente estariam irregulares.

O contato dos golpistas é realizado através de ligação telefônica, utilizando o número (12) 98164-8674 e na sequência, a conversa prossegue por whatsapp. O golpista informa que a ação será realizada em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Vigilância e Posturas e que o estabelecimento está na relação de vistoria.

Segundo relato de quem recebeu a ligação, o autor é uma pessoa bem articulada e conduz a conversa com habilidade, proporcionando facilidade para que o comerciante caia no estelionato. O autor sugere a possibilidade de retirar o estabelecimento da lista da fiscalização e pede um valor de R$ 800,00 que deve ser pago por transferência bancária ou PIX e informa o CPF 167.940.497-08 como chave para o PIX em nome de Dr. Jean Silva.

Na sequência, ele encaminha mensagem por whathsapp dando retorno positivo. "Já mandei retirar o nome de vocês da relação. Trabalhe à vontade. Só estou aguardando a confirmação do pagamento, pra mandar entregar as documentações. Depois conversamos melhor pessoalmente." 

Mas a prefeitura NÃO realiza ligações telefônicas para comunicação de fiscalização em estabelecimentos comerciais. No caso de ser alvo desse golpe, a Secretaria de Administração orienta os comerciantes e empresários a registrar boletim de ocorrência na polícia.

 

*com informações da Prefeitura de Pinda.