Na tarde dessa última terça-feira (7), uma equipe da polícia ambiental acompanhou uma equipe da zoonose de Taubaté, para averiguar uma ocorrência de maus-tratos no bairro Piratininga. Durante a fiscalização foi encontrado um cão da raça Bull Terrier morto, duas aves silvestres em cativeiro, cinco aves exóticas e um cão sem raça definida, esses todos com água e alimentos a disposição.
Compareceu ao local uma veterinária do centro de zoonose que constatou o maus-tratos, elaborando relatório onde foi constado que o animal apresentava diversas lesões e que o tutor não apresentou nenhum documento que comprovasse cuidados médicos, demonstrando negligência com o animal.
Ao ser questionado o autor informou que não procurou nenhum veterinário, ONG e nem a zoonose, mas que estava tentando cuidar ele mesmo, porém o animal morreu nesta data. Foi dado ciência ao delegado de plantão o qual elaborou o BOPC e liberou o autor que irá responder em liberdade por maus-tratos.
Pela PM Ambiental, o autor foi autuado em R$6 mil por maus-tratos ao cão e R$1mil por ter aves em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente. A equipe da zoonose levou o cão para ser enterrado e as aves serão destinadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) IBAMA em Lorena.