Empresa Ubiz Car já recebeu duas multas e pode ser alvo de novas penalidades em Pindamonhangaba
A Prefeitura também informou que o Centro de Segurança Integrado (CSI) está analisando imagens para identificar pessoas envolvidas na fixação dos cartazes.
A Prefeitura de Pindamonhangaba aplicou duas multas contra a empresa Ubiz, responsável pelo serviço de transporte por aplicativo Ubiz car, por realizar propaganda irregular em postes da cidade. Outras quatro autuações já estão prontas para ser emitidas, caso a empresa não remova os cartazes colados ilegalmente. O prazo de 24 horas dado pela administração municipal para a remoção está prestes a expirar.
As duas primeiras multas foram aplicadas na sexta-feira (11) pelo Setor de Posturas, após denúncias de moradores e constatação da publicidade irregular. Cada penalidade foi de 20 UFMPSs, o equivalente a R$ 2.610,00, conforme prevê o Código de Posturas do município (Lei Complementar 77/23, Art. 309, II). Caso as quatro novas multas sejam confirmadas, o valor total ultrapassará R$ 15 mil.
Segundo o secretário de Comunicação e Eventos, Alexandre Pió, o caso gerou revolta entre os moradores. "Recebemos muitas reclamações da população, que se sentiu ofendida e desrespeitada com uma empresa que chega à cidade de forma irregular, emporcalhando nossos postes. Há relatos de situações semelhantes em outras cidades do Estado. Não vamos permitir que esse comportamento fique impune", afirmou.
Flagrantes e prisões
A Prefeitura também informou que o Centro de Segurança Integrado (CSI) está analisando imagens para identificar pessoas envolvidas na fixação dos cartazes. Caso sejam flagradas, a Guarda Civil Metropolitana poderá prender os responsáveis por crime ambiental e conduzi-los à delegacia.
A Secretaria de Segurança Pública já recebeu vídeos com imagens de pessoas colando os cartazes e está em processo de identificação da placa do veículo utilizado na ação. Um ofício será enviado à Delegacia e ao Ministério Público para que também sejam tomadas providências legais.
Fiscalização e denúncias
A população pode denunciar ações semelhantes de forma anônima pelo telefone 153. A Prefeitura reforçou ainda que a Secretaria de Mobilidade e Trânsito vai intensificar a fiscalização com blitz para coibir o transporte clandestino de passageiros nos próximos dias.