Galos são resgatados de maus-tratos durante operação contra tráfico em Ilhabela

Responsável pelos animais terá que pagar multa de R$ 28,7 mil


Oito galos foram resgatados de situação de maus-tratos durante a operação Lost Island contra o tráfico de drogas, em Ilhabela. A Polícia Ambiental foi acionada após a equipe da Dise encontrar os animais na casa onde cinco pessoas foram presas, no bairro Itaquanduba. Há indícios de que ocorriam rinhas no local.

Os animais estavam presos em condições insalubres, local incompatível com seu tamanho e com machucados pelo corpo. Um dos galos estava cego de um olho, aparentando ter sido ocasionado por bicada de outro galo durante a rinha.

Foi localizado também medicamento antibiótico para ministrar aos animais devido as lesões. Além de uma pequena bolsa com petrechos utilizados para realização das brigas de galos: biqueira, bucha, capa de pernas, capa de cabeça, rebolo para o ringue, entre outros.

Também foram encontradas quatro aves silvestres nativas presas em gaiolas individuais sem as devidas autorizações pertinentes e uma ave silvestre nativa do nordeste (galo de campina) irregular.

Um dos indivíduos se apresentou como responsável pelos animais e os policiais elaboraram autos de infrações ambientais por ter em cativeiro aves silvestres sem as devidas autorizações, por introduzir ave silvestre fora de sua área de distribuição e por maus-tratos a animais. A multa aplicada chegou a R$ 28,7 mil.,

Os pássaros foram destinados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) Animália e os galos aguardam local adequado para serem enviados.