A Guarda Civil Metropolitana de Pindamonhangaba flagrou na última terça-feira (23), no bairro do Atanázio, a passagem de um veículo com placa adulterada pelo pedágio municipal visando fugir do pedágio da Rodovia Presidente Dutra. Segundo o boletim de ocorrência, o motorista LSR, 32 anos, passou com uma caminhonete de São José dos Campos.
Ao suspeitar da autenticidade da placa dianteira, os agentes abordaram o homem na av. Júlio de Paula Claro, no bairro do Feital. No local foi constatado que a placa identificada na passagem do pedágio municipal constava as letras QQZ e a documentação do veículo apontava para as letras GQZ.
O autor e veículo foram conduzidos para o 2º Distrito Policial de Moreira César, onde o delegado Dr. Miguel Jacob Felipe Neto lavrou a ocorrência e apreendeu o veículo para perícia. A adulteração de sinal identificador do veículo configura crime ao artigo 311 do Código Penal e o ato de evasão de pedágio infringe o artigo 209 do Código Brasileiro de Trânsito.
Com o sistema eletrônico de cobrança e fiscalização, os veículos com placa de outras cidades são identificados e recebem prazo para regularização do pagamento do pedágio. Caso não seja regularizada a notificação é convertida em multa e pontuação na carteira. Para driblar essa situação, motoristas com veículos inscritos em outros municípios realizam a alteração da letra ou numeração da placa.
Regularize seu veículo
Para moradores de Pindamonhangaba e proprietários de veículos com placa inscrita em outro município, a indicação é efetuar a transferência através do Detran/Poupatempo e utilizar o pedágio municipal isento do pagamento da taxa.
Para obter mais informações sobre o controle e fiscalização de veículos e cargas o cidadão pode acionar o site da Prefeitura Municipal através do endereço eletrônico.