GCM reduz crimes e amplia resultados positivos em Taubaté

As ações preventivas também avançaram significativamente


Entre janeiro e novembro de 2024, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Taubaté registrou aumento de 91% nas prisões de procurados pela Justiça e uma redução de 33% nos casos de danos ao patrimônio público, refletindo o impacto das ações e investimentos realizados pela Prefeitura.

Os registros de danos ao patrimônio público caíram de 51 para 34 ocorrências, enquanto os furtos de bens públicos apresentaram uma redução de 3,55%, passando de 141 para 136 casos. No mesmo período, o número de veículos recuperados cresceu de 13 para 22, representando um aumento expressivo de 69%.

As ações preventivas também avançaram significativamente. Foram realizados 784 posicionamentos em semáforos e cruzamentos, contra 689 no mesmo período do ano passado, representando crescimento de 13,79%. Já os patrulhamentos passando por vias com bares e adegas, contribuindo para a preservação do sossego público, alcançaram 339 até novembro, um aumento de 27% em relação a 2023, quando foram realizadas 267 rondas.

INVESTIMENTOS E TECNOLOGIA

Os resultados obtidos pela GCM refletem os investimentos da Prefeitura de Taubaté na modernização da corporação. No segundo semestre de 2024 houve ampliação da frota com 22 novas viaturas, aquisição de novos equipamentos e armamentos, além da instalação de três bases operacionais.

Outro avanço importante foi a implementação de tecnologias de ponta, como o uso de câmeras de segurança com reconhecimento facial conectadas ao Centro de Gestão Integrada (CGI), que contribuem para a eficiência nas operações e na identificação de suspeitos pela Polícia Civil.