Um homem foi autuado pela Polícia Militar Ambiental por maus-tratos a animal silvestre após a morte de uma ave da espécie seriema, no bairro Chácara Silvestre, em Taubaté. A ocorrência foi registrada na quarta-feira (4), após denúncia recebida durante patrulhamento preventivo.
De acordo com a Polícia Ambiental, a equipe recebeu a informação de que uma ave havia sido morta. No local indicado, os policiais tiveram acesso a um vídeo que mostrava um homem segurando a seriema e arremessando o animal ao solo, o que provocou a morte da ave. O autor não estava no local no momento da verificação.
Os policiais seguiram até a residência do suspeito, onde fizeram contato com o morador, que tomou ciência da denúncia. Ele relatou que teria sido atacado pela ave. Mesmo com a justificativa apresentada, o homem foi informado de que seria autuado pela prática de maus-tratos contra animal silvestre.
O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Taubaté. O homem foi ouvido e responderá com base na Lei Federal nº 9.605/98, no artigo 32, que trata de crimes de abuso e maus-tratos contra animais.
Além do procedimento criminal, a Polícia Militar Ambiental lavrou um auto de infração ambiental no valor de R$ 6 mil, com agravante devido ao óbito do animal.