A Guarda Civil Municipal de Taubaté deteve um homem suspeito de provocar um foco de queimada às margens da estrada municipal do Itapecerica. O incêndio foi rapidamente controlado pela Defesa Civil, evitando que o fogo se espalhasse e causasse acidentes devido à fumaça na via.
O caso ocorreu no último domingo (17), após denúncia recebida pelas equipes da GCM e da Defesa Civil. No local, os guardas encontraram uma área de vegetação seca em chamas e detiveram o homem, suspeito de ser o responsável pelo início do incêndio.
Encaminhado à Delegacia, o suspeito admitiu ter acendido um fósforo para uso de drogas e descartado no mato, sem a intenção de provocar o incêndio. O caso foi registrado como incêndio culposo, e ele responderá judicialmente.
A Defesa Civil alerta que, durante períodos de estiagem, queimadas representam graves riscos à saúde, prejudicam a qualidade do ar, destroem áreas verdes e ameaçam a fauna do município, além de configurarem crime ambiental. Em caso de emergência ou suspeita de queimadas, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.