Operação Ferro Velho combate comércio irregular em Taubaté

A açãofiscalizou 18 estabelecimentos em diferentes regiões da cidade


A Prefeitura de Taubaté realizou na quinta-feira, 21, mais uma ação da "Operação Ferro Velho", com o objetivo de combater a receptação e o comércio ilegal de materiais, como fios de cobre provenientes de furtos, além de garantir a regularização dos estabelecimentos.

A ação, conduzida pela Secretaria de Serviços Públicos e pela Guarda Civil Municipal (GCM), fiscalizou 18 estabelecimentos em diferentes regiões da cidade. Na parte alta, quatro comércios foram vistoriados, resultando em duas autuações por falta de documentação - um estabelecimento regularizado e outro fechado.

Na parte baixa da cidade, a fiscalização foi mais intensa, abrangendo oito locais. Desses, cinco foram notificados por documentação irregular e três estabelecimentos acabaram sendo fechados. Já na região central, seis pontos foram fiscalizados, com três regularizações, duas notificações e um fechamento.

FORTALECENDO A SEGURANÇA DA CIDADE

A Operação Ferro Velho também atua como medida preventiva, protegendo o patrimônio público e privado contra furtos de fiação elétrica, especialmente de postes e prédios municipais, ao combater a receptação e impedir a comercialização ilícita.

Com resultados significativos, a operação já apreendeu cerca de 600 kg de fios de cobre retirados do mercado clandestino somente neste ano. Embora na ação mais recente não tenham sido encontrados materiais de origem ilícita, a Prefeitura mantém o monitoramento e realiza fiscalizações frequentes, visando coibir práticas criminosas e fortalecer a segurança na cidade.