Operação "Fraude Premiada" combate rifas ilegais e lavagem de dinheiro no Vale do Paraíba
De acordo com a investigação, o principal alvo do inquérito promovia rifas irregulares por meio das redes sociais, oferecendo prêmios de alto valor sem qualquer autorização legal.
Na manhã desta terça-feira (11), a Polícia Civil deflagrou a operação "Fraude Premiada" nas cidades de São José dos Campos e Jacareí, cumprindo oito mandados de busca e apreensão. A ação busca desarticular um esquema criminoso de exploração ilegal de jogos de azar e lavagem de dinheiro.
De acordo com a investigação, o principal alvo do inquérito promovia rifas irregulares por meio das redes sociais, oferecendo prêmios de alto valor sem qualquer autorização legal. As rifas, inspiradas nos sorteios da Loteria Federal, eram manipuladas para criar a falsa impressão de legalidade, com resultados possivelmente favorecendo amigos do investigado.
Além disso, a análise financeira revelou transferências suspeitas e um patrimônio incompatível com a renda formal do principal investigado, que ostentava veículos de luxo e um estilo de vida de alto padrão. A operação também apontou a participação de um empresário do ramo de compra e venda de veículos, que atuava como intermediário para ocultar bens adquiridos com recursos provenientes do esquema criminoso.
Durante a operação, foram apreendidos documentos, aparelhos eletrônicos, veículos de luxo e valores em espécie, que serão analisados para avançar nas investigações.