Operação Lava Jato cumpre mandatos de busca e apreensão em Pindamonhangaba

Atuação pertence a 80ª fase da operação


A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (11),cinco mandatos de busca e apreensão da 80ª fase da Operação Lava Jato. Três dos mandatos são na capital paulista e outros dois no município de Pindamonhangaba.

Esta fase da operação foi nomeada de Pseudeia, e trata-se de uma continuidade da Operação Acarajé (23ª fase da Lava Jato), já realizada há cinco anos, em 2016. Dessa vez, o alvo da operação seria o empresário Cláudio Mente. Segundo as investigações, ele teria feito movimentações ilícitas de valores em contas no exterior, em favorecimento de um estaleiro estrangeiro. 

Em nota, a PF esclareceu que "os pagamentos [nas contas extrangeiras] foram feitos a partir de solicitação de vantagem feita pelo tesoureiro [João Vaccari Neto] do partido político que formava o então Governo Federal". Neto foi investigado ainda em 2016, na ocasião, Cláudio Mente havia negado o envolvimento com essas transferencias. Ao todo, as investigações apuram pagamentos de 1 milhão de doláres através de contratos falsos. 

A Polícia Federal também esclareceu que foi bloqueada a quantia de R$ 5.261.100,00 do empresário. O valor é referente ao limite dos prejuízos identificados, que correspondem a duas casas e um escritório em São Paulo e duas fazendas em Pindamonhangaba. Os mandados foram expedidos pela 13ª Vara da Justiça Federal, em Curitiba, e o investigado responderá por lavagem de dinheiro e corrupção, além de crimes contra o sistema financeiro nacional.

*Com informações da Polícia Federal