Partes de trilho e 600 metros de cabos são furtados da Estrada de Ferro em Pinda

A operação do bondinho está suspensa por pelo menos 20 dias. Cerca de mil pessoas utilizam o transporte ferroviário por semana.


Cerca de 600 metros de cabos são furtados da EFCJ em Pinda. Cerca de 600 metros de cabos são furtados da EFCJ em Pinda. (Foto : Divulgação)

Os moradores de Pindamonhangaba foram surpreendidos no último fim de semana. Cerca de 600 metros de cabeamento de fiação, que aterra a rede elétrica, e partes do trilhos foram furtados da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ). O crime aconteceu na parada São Judas Tadeu, no bairro do Bom Sucesso.

De acordo com a EFCJ, as equipes de manutenção já estão trabalhando para restabelecer a circulação na linha. Entretanto, os trabalhos devem durar aproximadamente 20 dias. A alternativa para os usuários seria o transporte rodoviário. O bondinho faz a linha Centro - Estação Piracuama e transporta em média mil pessoas por semana. 

Em nota, a EFCJ lamenta o ocorrido. "Lamentamos que a atitude criminosa de vândalos comprometa a locomoção dos passageiros que precisam do transporte público". 

A Polícia Civil está investigando o caso. Já a Prefeitura de Pindamonhangaba, disse que investe em segurança pública, capacitando e equipando a Guarda Civil Metropolitana, além do investimento em câmeras de segurança integradas, com apoio do COI. Veja nota na íntegra abaixo. 

Furto: Criminosos deixam partes de trilho para serem transportados. Furto: Criminosos deixam partes de trilho para serem transportados. (Foto : Divulgação)

Trilhos e cabos são furtados da EFCJ em Pindamonhangaba. Trilhos e cabos são furtados da EFCJ em Pindamonhangaba. (Foto : Divulgação)

Estação São Judas Tadeu, a passagem de nível dos Queiroz, em Pindamonhangaba.Estação São Judas Tadeu, a passagem de nível dos Queiroz, em Pindamonhangaba. (Foto : Divulgação)

Nota da Prefeitura de Pindamonhangaba: 

Nos últimos anos Pindamonhangaba tem investido muito em segurança pública. A Guarda Civil Metropolitana está capacitada, equipada e treinada para coibir atos contra o patrimônio público e privado e garantir a segurança dos cidadãos.


Uma das ações que tem ocorrido em larga escala é o investimento em câmeras de segurança integradas, com Base e apoio do COI. Esse trabalho auxilia tanto as polícias, quanto da base para trabalho de inteligência para impedir atos de roubo, furto ou ameaça à segurança.


Recentemente o município anunciou mais uma etapa do processo de implantação do Cidade Inteligente, que virá a ratificar ainda mais esse compromisso com a segurança pública.


Sobre a área onde houve furto, informamos que se trata de região sob responsabilidade do Governo do Estado, via CPTM - que controla as atividades da Estrada de Ferro Campos do Jordão.

_____________________

*Texto atualizado às 16h